Rádio Muzangala

image-_7_
5ac2323ed1e2e5.99164219
Post_Radio_Muzangala_Ao_Site.png
ANUNCIE_-_CONNOSCO (1)
PROMOVA (1)
previous arrow
next arrow

ASSOCIAÇÃO DE CINEMA ELOGIA DECISÃO DO CHEFE DO EXECUTIVO

 ASSOCIAÇÃO DE CINEMA ELOGIA DECISÃO DO CHEFE DO EXECUTIVO

Associação Angolana de Profissionais de Cinema e Audiovisual

A Associação Angolana de Profissionais de Cinema e Audiovisual (APROCIMA) enalteceu a atitude do Presidente da República, João Lourenço, em autorizar, na semana passada, a requalificação do Cine Alfa 1 e 2 para albergar o futuro Museu do Cinema e Imagem.

A autorização do Chefe do Executivo consta em despacho presidencial nº 51/23 de 20 de Março, em que o Presidente “autorizou despesas no valor global de 2,2 mil milhões de kwanzas para obras de requalificação do Cine Alfa 1 e 2, que se transformarão no futuro Museu do Cinema”.

Em reacção, o conselho directivo da APROCIMA divulgou, ontem, um comunicado de imprensa considerando que a preservação dos bens patrimoniais constitui um acto de soberania.

“A APROCIMA congratula-se e acolhe a notícia com tamanha satisfação, pois, há muitos anos que tal atitude já deveria ocorrer, e endereça ao Chefe do Executivo angolano as melhores saudações pelo empenho e atenção à conservação da memória colectiva, que se traduz como reflexo da valorização da identidade cultural nacional”.

De acordo com o documento da associação, fundada a 16 de Agosto de 2014, a atitude do Presidente João Lourenço, afigura-se um passo de suma importância, “tendo em conta a vida, o suor, amor e dedicação de dezenas de profissionais angolanos que produziram, durante o momento áureo do cinema angolano (1975 e 1985), mais de 250 filmes, para o engrandecimento dos valores culturais, económicos, sociais, políticos, militares e desportivos, numa época primordial para construção e afirmação da Nação Angolana, desde os primórdios da proclamação da Independência Nacional, influenciando, posteriormente, as novas gerações de cineastas angolanos, actores, e demais profissionais do cinema e audiovisual”.

Por outro lado, APROCIMA solicita ao Chefe do Executivo que dê maior atenção aos fenómenos artísticos e culturais capazes de gerarem rendimentos financeiros (fomento ao emprego) para os jovens, em particular, e às famílias angolanas, em geral. “E, de uma maneira especial, ao Cinema e aos Audiovisuais, que a nível nacional se vislumbram, inequivocamente, bons horizontes”, refere a nota, assinada pelo presidente da associação, Óscar Gil.

Segundo o despacho presidencial, o contrato de empreitada para a requalificação e apetrechamento do Cine Alfa 1 e 2, no âmbito da sua conversão em Museu do Cinema e das Imagens em Movimento, vai ser celebrado com a empresa OBRAIN – Construção Civil e Obras Públicas, cuja fiscalização estará a cargo da empresa Golden Hill, Lda., de origem libanesa, e terá um valor global de 250 milhões de kwanzas. A medida, refere o despacho presidencial, visa tornar a infra-estrutura como um “elemento essencial para o desenvolvimento da cultura nacional”.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE