Rádio Muzangala

OFICINA DO FILME À MÚSICA REGRESSA A ANGOLA   

 OFICINA DO FILME À MÚSICA REGRESSA A ANGOLA   

Do Filme à Música regressa a Angola, entre os dias 8 e 31 de julho

Após o sucesso da primeira edição, que deu origem ao filme “Nzila Ngola”, a oficina Do Filme à Música regressa a Angola, entre os dias 8 e 31 de julho. A iniciativa é uma parceria da Companhia Caótica com o Mosaiko| Instituto para Cidadania, e dirige-se a jovens entre os 16 e 30 anos.

O desejo do projeto é contribuir para a formação de aspirantes a trabalhar nas áreas do cinema e da música em Angola e incentivar um olhar crítico e sensível do mundo através da arte. “Criamos um espaço de experimentação artística onde são valorizadas as experiências de vida e interesses das pessoas, o trabalho coletivo e o empoderamento, incentivando que outros projetos possam nascer no futuro”, conta António-Pedro, criador da oficina e cofundador da Caótica, companhia multidisciplinar que desde a sua fundação desenvolve projetos de formação e criação com a comunidade, movida pelo interesse de sensibilizar diferentes públicos para as artes e potenciar processos de transformação individual e coletiva. Desde 2012, cerca de 300 pessoas já participaram da oficina, em Angola e Portugal.

A oficina engloba duas turmas (uma de cinema e outra de música/som) e inclui a escrita, rodagem e montagem do filme; bem como a composição e interpretação da sua banda-sonora ao vivo num filme-concerto. Neste ano, a obra final chega aos olhos do público no Dia da Mulher Africana, celebrado no dia 31 de julho. Tal como na edição anterior, os Direitos Humanos são o foco temático da criação.

“Nzila Ngola”, obra realizada durante a formação em 2020, recebeu os prémios de Melhor Curta Metragem no FESTin 2021, PrimeirOlhar do Júri e PrimeirOlhar Cineclubes no Encontros de Cinema de Viana (2022) e Menção Honrosa no Doc Luanda, além de ter representado o cinema angolano em diversos festivais internacionais, como: Festival International du Film Fribourg (Suíça), Toronto Multicultural Film Festival (Canadá), FestIn (Portugal e Angola), África Human Rights Festival (África do Sul), AfrikaFilm Festival (Bélgica), Mostra de Cinema Africano (Brasil), Zimbabwe International Film Festival (Zimbabué), entre outros. O trailer encontra-se disponível aqui.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE