125 TÚMULOS DESCOBERTOS EM CEMITÉRIO DA ÉPOCA ROMANA EM GAZA
Arqueólogos que trabalharam num cemitério romano com mais de 2.000 anos, em Gaza, descobriram pelo menos 125 sepulturas, muitas delas com esqueletos praticamente intactos e dois raros sarcófagos de chumbo, informou o Ministério das Antiguidades palestiniano.
Segundo reportado pela Reuters, este empobrecido território palestiniano foi um importante entreposto comercial para civilizações tão antigas como os antigos egípcios e os filisteus descritos na Bíblia, passando pelo império romano e pelas cruzadas.
No passado, arqueólogos locais enterraram novamente os achados por falta de financiamento, mas as organizações francesas ajudaram a realizar as escavações, descoberto em Fevereiro do ano passado por uma equipa de construção que trabalhava num projecto de habitação financiado pelo Egipto.
“É a primeira vez na Palestina que descobrimos um cemitério com 125 túmulos e é a primeira vez em Gaza que descobrimos dois sarcófagos feitos de chumbo”, disse à Reuters Fadel Al-A’utul, especialista da Escola Francesa de Pesquisa Bíblica e Arqueológica
Um dos dois sarcófagos foi decorado com imagens de uvas e o outro com golfinhos, explicou o especialista, cuja organização está a supervisionar o trabalho no terreno com ajuda da agência francesa Première Urgence Internationale.
“Precisamos de fundos para preservar este sítio arqueológico, para que a história não se perca”, acrescentou, dizendo também esperar que o local se torne um destino turístico, com um museu para mostrar estas descobertas.