OBRA DE SHAKESPEARE EXPOSTA EM LONDRES
Um exemplar da primeira colecção completa de obras de teatro de William Shakespeare foi exposta, nesta segunda-feira, em Londres, para assinalar o 400º aniversário da publicação desta obra literária, noticiou a agência AFP.
Exposto na biblioteca Guildhall, o exemplar é um dos melhores conservados da primeira compilação de trabalhos do dramaturgo britânico, que inclui peças como “MacBeth” e “Noite de Reis”. A obra foi publicada pela primeira vez a 8 de Novembro de 1623, sete anos depois da morte de Shakespeare.
O responsável pela biblioteca Guildhall, Peter Ross, decidiu exibi-la nesta segunda-feira pela proximidade com o dia 23 de Abril, considerada a data de nascimento de Shakespeare, embora não se saiba se ele nasceu exactamente neste dia.
“Sem esta colectânea, teríamos perdido grande parte do património de Shakespeare”, destacou o bibliotecário. Em 1623, foram impressas cerca de 750 cópias desta obra, que inclui 36 peças de teatro. Mas apenas cerca de 233 foram preservadas.
“Shakespeare tem um peso tão importante em nossa cultura que, ao ver uma obra como esta, acho incrível que tenha sobrevivido”, afirmou Robert Richards, de 81 anos, um visitante visivelmente impressionado.
Outros exemplares serão exibidos antes do final do ano no Reino Unido, assim como nos Estados Unidos e na Nova Zelândia, de acordo com o responsável pela biblioteca.
William Shakespeare (1564-1616) foi um dramaturgo e poeta inglês. Autor de tragédias famosas como “Hamlet”, “Otelo”, “Macbeth” e “Romeu e Julieta”, foi considerado uma das maiores figuras literárias da língua inglesa.
Shakespeare escreveu suas obras para um pequeno teatro no final do século XVI e início do XVII. Quatrocentos anos mais tarde suas peças ainda encantavam plateias em todo o mundo. William Shakespeare nasceu em Stratford-upon-Avon, no condado de Warwick, Inglaterra, no dia 23 de Abril de 1564. Filho de John Shakespeare e de Mary Arden, seu pai foi comerciante de lã e chegou a tesoureiro e prefeito de Stratford.
William iniciou seus estudos em sua cidade natal, mas aos 13 anos a família empobreceu tendo o jovem deixado os estudos e trabalhar no comércio do pai.
Com 18 anos casou-se com a aldeã Anne Hathaway, nove anos mais velha que ele. Cinco meses depois, nasceu sua primeira filha Susan e em seguida os gêmeos, Judith e Hamnet.
Nessa época, Shakespeare já escrevia versos e assistia todas as representações das companhias que chegavam a Stratford. Em 1586, o jovem Shakespeare se envolveu com más companhias sendo obrigado a deixar a família e se refugiar em Londres.
Trabalhou em várias funções, entre elas a de guardador de cavalos na porta do teatro de James Burbage, o primeiro teatro de Londres. Logo estava prestando serviços nos bastidores.
Nessa época, período do reinado de Elizabeth I, Londres vivia uma intensa atividade artística. Shakespeare estudou muito e leu autores clássicos, novelas, contos e crônicas, que foram fundamentais para sua formação de dramaturgo.
Shakespeare passou a ser o copista oficial da companhia e também representava pequenos papéis. Em 1589 já adaptava peças de autores anônimos e escrevia o maior número das peças apresentadas no Globe Theatre. Durante as diversas temporadas interrompidas pela peste negra, Shakespeare começou a se destacar como ator e dramaturgo.