3.ª EDIÇÃO DO PRÉMIO LITERÁRIO GGMF DISTINGUE ESCRITOR MUZERI KIZENZA
PRÉMIO LITERÁRIO
O escritor Muzeri Kizenza, autor da obra “Ausentes”, vencedora da 3.ª edição do Prémio Literário GGMF, vai receber amanhã o galardão, numa cerimónia a realizar-se na União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda.
A cerimónia enquadra-se nas celebrações de mais um ano de existência da Fundação Gianni Gaspar Martins (GGMF), que, em parceria institucional com a União dos Escritores Angolanos, tem vindo a reforçar o compromisso com a valorização da literatura nacional, a protecção da cultura angolana e a promoção da produção literária contemporânea.
No âmbito das comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, a Fundação Gianni Gaspar Martins decidiu, além de distinguir a obra vencedora, atribuir também o Prémio Revelação ao escritor Kenny Raphael, pela obra “O Nome do Rio”, reconhecendo novas vozes no panorama literário angolano.
Além de “Ausentes”, de Muzeri Kizenza, estiveram entre as dez obras finalistas da edição 2026 do Prémio Literário GGMF os títulos: “Como Caem as Folhas no Outono”, de Ndakota Vulu; “Desertores d’Alma”, de José Salassa; “Estórias que Pintam Angola”, de G.A.; “O Caixão do Cão”, de Henda Munha; “O Nome do Rio”, de Kenny Raphael; “Os Nulos”, de Maria Dembue; “Talamaku”, de Si Charles; “Uma de Nós”, de Neidi Wanda; e “Uma Rapariga Apelidada Constituição”, de Yosefe Mwetunda.
O Prémio Literário GGMF é uma iniciativa que visa incentivar o talento literário e a produção intelectual angolana, premiando obras inéditas nas categorias de Poesia e Prosa. Na presente edição, destacou-se a categoria Prosa, destinada a escritores a partir dos 18 anos, com o objectivo de estimular o surgimento de novas vozes e consolidar a diversidade criativa no cenário literário nacional.




