LUANDA E HOUSTON REFORÇAM LAÇOS CULTURAIS
A presidente da Houston-Luanda Sister City (HLSC), Gail Mebane, pretende continuar a reforçar o intercâmbio cultural entre as duas cidades por meio do incentivo aos artistas e apoio à afirmação das indústrias criativas.
Gail Mebane esteve em Luanda a convite da American Schools of Angola (ASA), a fim de participar nos eventos alusivos à celebração dos 450 anos da cidade e o Dia Mundial da Cultura Africana. Durante o tempo de permanência, participou nas festividades e encontros com as autoridades nacionais.
Segundo a nota chegada à redacção do Jornal de Angola, a presidente da HLSC deixou, ontem, o país, depois de ser recebida em audiência, na sexta-feira, pelo ministro de Estado Dionísio da Fonseca.
Antes teve encontros de cortesia com o embaixador Sita José, coordenador nacional da Bienal Africana da Cultura da Paz, Manuel Gonçalves, vice-governador de Luanda para Área Social, e Tatiana Mbuta, directora provincial da Cultura.
Esta foi a segunda visita que Gail Mebane realiza a Luanda. No regresso a Houstoun, vai recorrer a parceiros e fundos federais para viabilizar o que tem sido projectado nessa relação entre as duas cidades. A HLSC tem, desde 2022, participado em várias actividades de intercâmbio em parceria com a ASA no domínio das artes plásticas e performativas, como residências artísticas, concertos e exposições de obras de arte elaboradas por artistas nacionais e dos EUA.
Em 2025, a HLSC e a ASA doaram equipamentos médicos no valor de 250 mil dólares americanos a cinco unidades sanitárias de Luanda, resultado do concerto do Dia Internacional de Jazz.




