Rádio Muzangala

DANÇARINOS CLAMAM POR VALORIZAÇÃO E INCENTIVOS

Os dançarinos do Huambo pedem mais apoios para poderem valorizar e divulgar as danças tradicionais, assim como resgatarem alguns dos traços culturais da região, defendeu, ontem, naquela província, o responsável do Núcleo de Dança, Orlando Elias.

O Núcleo de Dança do Huambo, avançou, controla 50 grupos, a maioria relegado ao anonimato, situação que tem desmotivado alguns criadores. “Muitos grupos não são convidados para as actividade e portanto não conseguem se impor no mercado. O talento só pode ser reconhecido através das exibições, mas isso não tem acontecido e aos poucos são esquecidos”, lamentou.

O director do grupo Real Show, do bairro São Pedro, Adelino Kali, criticou, também, a falta de espaços adequados para a exibição de espectáculos de dança. “É preciso explorar mais alguns estilos de certas comunidades, que correm o risco de entrar em desuso, por falta de incentivos para serem transmitidos à nova geração”.

O necessário agora, aponta, é incentivar o surgimento de jovens dançarinos e criar incentivos para a promoção da arte, desta forma o mercado pode ter um aumento no número de praticantes desta arte. “É igualmente fundamental garantir a formação permanente destes artistas”, apelou.

O chefe do Departamento da Acção Cultural, do Gabinete Provincial da Cultura, Pascoal Pedro Nhanga, disse que têm controlado 142 grupos de dança, dos quais 52 são do estilo tradicional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE