Rádio Muzangala

LITERATURA ANGOLANA PRESENTE NA FEIRA DO LIVRO DE FRANKFURT

 LITERATURA ANGOLANA PRESENTE NA FEIRA DO LIVRO DE FRANKFURT

Delegação da Associação Angolana de Editores e Livros Escolares

Uma delegação da Associação Angolana de Editores e Livros Escolares (ASSAELE) representa Angola na 74ª edição da Feira do Livro de Frankfurt, que arranca hoje e termina no domingo, naquela cidade alemã.

Formosa Pedro, integrante da comitiva, disse, ontem, ao Jornal de Angola, via WhatsApp, que dos participantes angolanos nesta que é uma das maiores Feiras do Livro do mundo pela ASSAELE estão a Editora das Letras, Editora Moderna, Editora Mensagem, Progresso Editora, Editora Popular e Editora Tangente.

A interacção com outras editoras para colher outras experiências e a apresentação da produção nacional são os principais objectivos da delegação nacional,  que deixou segunda-feira a capital do país.

Com grandes expectativas, a porta-voz disse que “pretendemos representar o país em grande neste regresso da feira dois anos depois, devido a Covid-19”.

Autores como John Bella, David Capelenguenha, Kanguimbu Ananás, Cremilda de Lima, António Pompilio, Elsa Braber, Lopito Feijóo, Óscar Ribas, António Jacinto,  dentre outros, terão as suas obras em colecções de contos infantis e de literatura obrigatória. 

São esperados mais de 4.000 expositores inscritos para a 74ª edição seja o “evento de referência”, segundo  Juergen Boos, CEO da feira, que em declarações a imprensa local, disse “somos a principal feira da indústria do livro, ela é muito mais do apenas um lugar para fazer negócios. A feira defende a diversidade, a pluralidade e é contra qualquer tipo de discriminação”.

Nomes como Mohsin Hamid, o Prémio Nobel Abdulrazak Gurnah, a activista climática Luísa Neubauer, a ensaísta espanhola Irene Vallejo, o escritor ucraniano Serhij Zhadan, e a marroquina Leïla Slimani fazem parte da extensa lista de autores confirmados.

O evento tem 2022, a participação dos principais grupos editoriais do mundo como Penguin Random House, Simon & Schuster, Hachette, Scholastic, HarperCollins, Macmillan, Ingram, Taylor & Francis, Springer Nature, Holtzbrinck, entre outros.

A principal feira do mercado livreiro do mundo abriu as suas portas pela primeira vez a 18 de Setembro de 1949, em plena época de reestruturação económica da Alemanha. Teve mais de 200 expositores e durou sete dias com mais de 15 mil visitantes. Em 1953 o número de participantes estrangeiros já era superior aos alemães o que tornou a Feira do Livro de Frankfurt, cidade considerada capital do livro desde a época de Gutemberg, mas na época por questões politicas Leipzig acolhia um festival de livro.  

Desde o tempo de Gutenberg, Frankfurt é considerada a capital europeia do livro. Mesmo assim, por razões políticas, a feira do livro, que tradicionalmente ocorria nessa cidade, foi transferida no século 18 para Leipzig, no Leste do país. Com o fim da Segunda Guerra Mundial e a divisão da Alemanha, em 1949 Frankfurt voltou a ser instituída como sede do grande evento cultural.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE