PRAÇA DO SEMBA ARRANCA COM ARTISTAS DE RENOME NO MUNICÍPIO DO CAZENGA
Calabeto, Augusto Chacaya e Dom Caetano, com o suporte instrumental da Banda Yetu, abrilhantaram musicalmente a primeira edição do projecto cultural “Praça do Semba”, realizado, sábado, no Café Platina Lounge Bar, no município do Cazenga, em Luanda.
A organização da “Praça do Semba” associou-se as Festas Populares do Município do Cazenga, que se celebram hoje, com actividades a decorrem desde o dia 3 até 23 deste mês, e ao Dia da Cultura Nacional, comemorado ontem e cujo acto central acontece hoje, às 10h00, no Memorial Dr. António Agostinho Neto.
O projecto criado no sentido de promover e expandir o semba, o seu primeiro espectáculo contou com a presença de três “ícones” da música nacional, sobretudo do estilo que marca a iniciativa, que animaram à tarde com alguns dos seus clássicos e fizeram-no ao ritmo do Puro Semba.
Junto de uma das formações musicais mais solicitadas, a Banda Yetu, os músicos Calabeto, Augusto Chacaya e Dom Caetano fizeram o público estremecer e a cada passada vislumbravam os tempos passados, deixando assim o ambiente mais interactivo.Dom Caetano foi o primeiro a subir ao palco, onde apresentou os temas “Adeus à Hora da Largada”, “Ngola Ya Muangana”, “Diala dya Ongo” e, por último, a música “Vizinho”.
Seguiu Augusto Chacaya que levou as passadas dos temas “Nzala”, “Gienda Gia Mama”, entre outros. Por fim, Calabeto apresentou as músicas “Aiue Zambi”, “Ngolo Yami” e “Bomba”, esta última que recebeu vários aplausos da plateia.A actividade do projecto “Praça do Semba” serviu, também, para reunir “velhos amigos do Cazenga” e reavivar na geração adulta vários aspectos que marcaram as suas vidas.
De igual modo, Quim Ribeiro, “filho do Cazenga”, destacou que a harmonia, o companheirismo e a interacção entre todos em eventos do género, fazem-lhe pensar que Angola poderia ser um país melhor, se cultivasse a solidariedade, amor e amizade.