ARTISTA OSVALDO FERREIRA EXPÕE OBRAS EM LISBOA
“Revivescência: Uma Jornada para o Presente” é o título de uma exposição individual do artista angolano Osvaldo Ferreira, inaugurada nesta quarta-feira, na Galeria Eritage, em Lisboa, em parceria com a galeria de arte contemporânea THIS IS NOT A WHITE CUBE.
A mostra, que vai abrir a semana da arte na capital portuguesa, reúne 20 obras inéditas produzidas ao longo do último ano, propondo, através da pintura, a eclosão de um novo estatuto para a imagem da contemporaneidade relacional que se encena no espaço urbano da capital angolana, Luanda.
Por via de uma construção estética singular, pautada pelo uso exacerbado da cor, pela reinvenção dos padrões dos tecidos tradicionais africanos e pela desconstrução de estereótipos longamente mediatizados no campo da pintura, Osvaldo Ferreira evidencia nesta exposição os aspectos invisíveis de uma história social que se tece na vida quotidiana da cidade de Luanda.
De acordo com uma nota de imprensa, através de um continuado exercício de investigação, experimentação e questionamento, o autor vai propondo e redefinindo, localmente, novos caminhos para a arte figurativa, com formas de representação e imagens que nos surpreendem pelas suas contraposições e contrastes e que, por isso mesmo, se integram no espaço de uma modernidade que desde há muito se vem encarregando de desconstruir as categorias estéticas tradicionais.
Osvaldo Ferreira expõe uma obra que – no desenho, na cor, na composição, no modelo heterodoxo de representação do feminino e na contínua reinvenção da construção do espaço cénico da pintura – se afirma pela liberdade de criação, propondo-se alargar os seus limites, contra as convenções estéticas e sociais, contra os academismos na representação do mundo, e em prol da expansão contínua da esfera artística e da construção de uma práxis local.
A mostra ficará patente até 30 de Julho, com entrada livre. A sua concretização sucede a recente atribuição a Osvaldo Ferreira de uma das mais relevantes distinções para as artes plásticas em Angola – o Grande Prémio de pintura ENSA Arte – e a realização da exposição individual “Dissidência Extravagante: Construindo uma práxis local”, na Galeria do Banco Económico, em Luanda, promovida pela galeria THIS IS NOT A WHITE CUBE como um primeiro capítulo da reflexão que prevalece nesta mostra, que agora se anuncia patente em Lisboa.