CHICO NDEMBO PROMOVE SUA CARREIRA MUSICAL EM ANGOLA
O cantor de música gospel Chico Ndembo, residente em Berlim, na Alemanha, onde é conhecido por abrilhantar muitas almas com as suas músicas interpretadas em português, lingala, kikongo e alemão, está em Angola para divulgar os seus projectos musicais.
Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, Chico Ndembo explicou que não há satisfação maior do que ver a sua música a ter o reconhecimento dos angolanos.
Apesar do sucesso internacional, o músico destacou que gostaria de ver a sua música a ser mais divulgada no país que o viu nascer e crescer, e cuja bandeira carrega por onde quer que vá. “Sou músico gospel, divulgo a mensagem de Deus com a minha música e, acima de tudo, gostaria de ver a minha música tocar aqui, ajudando o meu povo a encontrar aquele que é o caminho da salvação, o caminho de Deus”, disse.
O cantor disse que tem a agenda aberta para shows até ao final do mês de Agosto, altura em que pretende regressar à Alemanha. Neste período sabático no país, Chico Ndembo pretende, igualmente, passar por vários órgãos de comunicação social com o objectivo de divulgar o seu percurso artístico, com destaque para os temas do álbum “Talita Cumi”, a primeira obra individual do artista, que foi lançada no dia 12 de Dezembro de 2020.
“Quero apresentar o álbum para o público angolano, há muita música boa cantada em diversas línguas e ritmos, e de certeza que as pessoas se vão identificar nela”, disse.
Chico Ndembo explicou que “Talita Cumi”
quer dizer “Levanta-te, Menino”, e o cantor baseou-se na história bíblica de Jairo, um dos principais líderes religiosos que procurou Jesus saindo do meio da multidão para que o Mestre salvasse a sua filha da morte.
“No álbum mostro que, se buscarmos e confiarmos que Deus é a salvação, os nossos pedidos serão atendidos”, explicou.
Com 10 faixas músicas, o álbum apresenta temas como “Talita Cumi”, “Meu Deus é Bom”, “Perdão”, “Pambola Libala” e “Nzambe na Nguya”.
Além da promoção do antigo álbum, Chico Ndembo veio a Angola com o intuito de trabalhar na elaboração do próximo disco, cujo lançamento está previsto para o próximo ano.
“Ainda não tenho um título escolhido, mas estou a trabalhar neste sentido. Vim a Angola também para acabar o álbum, já estamos a 80 por cento. Há muitos cantores de música gospel em Angola que admiro e espero que colaborem comigo no novo álbum”, disse.
Nesta lista de artistas, disse, poderão fazer parte Jay Lourenço, Dodó Miranda e Bambila. O próximo álbum vai contar com 11 faixas musicals em português, lingala, kikongo e inglês. Música gospel nacional em franco desenvolvimento O músico gospel Chico Ndembo fez uma análise do panorama actual da música gospel nacional e deu uma nota positiva.
“Faço essa análise comparando ao passado e, com certeza, actualmente há uma maior valorização da música gospel”, reconhece.
O cantor considera essa nota positiva partindo do pressuposto que actualmente já há cantores gospel em Angola que conseguem viver da música.
“Ainda há um percurso longo, é necessário que o nosso mercado se expanda e que consigamos ter números superiores aos que temos actualmente”, sublinhou.
Chico Ndembo destacou a importância que os grupos corais da Igreja tiveram na sua carreira. “A Igreja não foi só importante na minha carreira, mas na de muitos artistas”, sublinhou.
“Sempre que estou pe-rante um novo talento falo da importância dos grupos corais. Actualmente muitos só querem queimar etapas e ter sucesso imediato”, disse.
As melhores escolas de música do país, afirmou, são os grupos corais de igrejas, é lá onde saíram grandes estrelas da música mundial.
“E todos aqueles artistas que já tiveram a oportunidade de conversar comigo sabem qual é o meu conselho, não devem pular etapas, devem respeitar o processo”, concluiu.
Francisco Ndembo Pedro, mais conhecido por Chico Ndembo, nasceu a 31 de Dezembro de 1978, na província de Luanda. Actualmente reside na cidade de Berlim, Alemanha. Foi para a Europa no princípio dos anos 2000 à procura de melhores condições de vida. Primeiro foi para Portugal e em seguida para a Alemanha. Na altura, com apenas 21 anos, Chico Ndembo encontrou inúmeras dificuldades, principalmente por estar num país cuja cultura é muito diferente de Angola. Entretanto, foi recebido na Alemanha por Jay Lourenço, um familiar, que também é músico, e foi lá onde deu continuidade aos estudos, estando licenciado em Engenharia Electrotécnica. Foi na Alemanha também onde Chico Ndembo encontrou a sua esposa, que também é angolana, com quem tem três filhos.
O cantor começou a dar os primeiros passos na música pelo coro “Os Angelicais”, da Primeira Igreja Baptista de Angola. Aos 14 anos, com o grupo “Os The Light”, lança o álbum “Maranatha”.