ALEMANHA DEVOLVE MAIS DE MIL PEÇAS CULTURAIS
A Alemanha entregou fisicamente duas peças de bronze do Benin e efectuou um acordo em que colocou mais de mil outros itens de colecções dos seus museus sob propriedade da Nigéria. Isto foi feito a mais de um século depois destes itens terem sido saqueados por soldados britânicos e vendidos a museus alemães.
A entrega foi feita pessoalmente pela ministra alemã dos Negócios Estrangeiros, Annalena Baerbock, e pela ministra da Cultura, Claudia Roth, que assinaram um acordo de restituição com os seus respectivos homólogos nigerianos, Zubairu Dada e Lai Mohammed, em Berlim.
O acordo político com efeito imediato transfere para propriedade nigeriana 1.100 artefactos mantidos pelo Museu Linden, em Estugarda, Fórum Humboldt, de Berlim, Museu Rautenstrauch-Joest, de Colónia, Museu de Culturas Mundiais, de Hamburgo, e as Colecções Etnográficas Estaduais da Saxónia.
Os museus alemães e o governo nigeriano vão agora negociar individualmente a devolução física de cada objecto, alguns dos quais podem permanecer em exibição na Alemanha sob acordos de empréstimo.
Os bronzes tinham sido saqueados por soldados e marinheiros britânicos numa expedição à cidade de Benin, em 1897.