Rádio Muzangala

ANGOLA REALÇA PAPEL DO IDIOMA NA INTERACÇÃO ENTRE OS POVOS

 ANGOLA REALÇA PAPEL DO IDIOMA NA INTERACÇÃO ENTRE OS POVOS

O embaixador interino de Angola na Organização das Nações Unidas (ONU) considerou que o Dia Mundial da Língua Portuguesa, reforça a mensagem de paz e “boa convivência” entre os cerca de 300 milhões de falantes da língua

O embaixador interino de Angola na Organização das Nações Unidas (ONU) considerou que o Dia Mundial da Língua Portuguesa, que hoje se assinala, reforça a mensagem de paz e “boa convivência” entre os cerca de 300 milhões de falantes do português, fazendo da língua um importante veículo para diversas dimensões: económica, cultural e de cooperação entre as nações.

João Gimolieca, depois de desejar as boas-vindas às mais de 32 nações associadas à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), organização que Angola preside de forma rotativa, garantiu, em entrevista à ONU News, em Nova Iorque, que o crescimento da CPLP faz com que o idioma seja um “instrumento de interacção entre diversos povos”.

“Nós temos a certeza de que a língua nos une, entrelaça as nossas culturas. Compreendemo-nos muito bem e sentimo-nos sempre bem, seja onde nós estivermos.  Portanto, o Dia da Língua Portuguesa é um momento de cultura, um momento de interacção e queremos pegar na língua portuguesa como um instrumento de comunicação, mas também um instrumento de interacção entre os povos”.

Além das nove nações com o português como idioma oficial, a língua ainda é presente em diversas diásporas pelo mundo. Para João Gimolieca, é interessante notar que, mesmo em pequenas comunidades, o português tende a ser mantido e ensinado.

“Penso que alguns Estados, talvez como o Brasil e mesmo Portugal, estão bastante avançados. Cabo Verde também está muito avançado nessa direcção, porque são países que têm uma diáspora enorme. Tem muita gente na diáspora e aí tem sido o meio para divulgar a cultura e a própria língua portuguesa. Eu penso que isso é importante. E aqueles países que têm pouco mais, ainda assim, mesmo que tenham pouca comunidade, o que eles falam nas suas comunidades é o português. Portanto, nós mantemos viva a nossa língua.”

A Missão Permanente de Angola junto do Escritório da ONU e outras Organizações Internacionais em Genebra participa, hoje, na 5ª edição das comemorações do Dia da Língua Portuguesa nesta cidade suíça, indica uma nota.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE