ANTÓNIO “MADIATA” DISTINGUIDO NO ZAIRE
A Nguxi dos Santos Produções realiza amanhã, às 10h00, no município de Mbanza Kongo, província do Zaire, uma cerimónia oficial de homenagem à memória do artista António Muanda “Madiata”, um tocador de Lungoyi Ngoyi, cantor e compositor do estilo Malanda.
A actividade terá início às 9h00, com a entrega à família e às autoridades da campa de Madiata. Do programa da homenagem consta o lançamento de um álbum musical e um DVD, a inauguração da sala multiusos “Madiata”, no Museu dos Reis do Kongo, e a exibição do documentário sobre a obra e vida do tocador de Lungoyi Ngoyi,
Vai também haver, momento cultural com o grupo Guenguelele, com Ambrósio Diniz ‘Zenga Mambu’ a executar o Lungoyi Ngoyi e não vamos esquecer o ritual com o núcleo das autoridades tradicionais”.
António Muanda “Madiata” nasceu a 7 de Julho de 1952 e morreu a 4 de Julho de 2020. Foi um tocador de Lungoyi Ngoyi, também chamado por Ntua, macaco, devido a forma de caixa de cabeça de macaco ou Ki Ngulu-ngulu, por ter uma sonoridade semelhante ao porco. O ritmo que tocou e defendeu é o Maianda, um ritmo métrico e expressivo dos povos Kongos, frequentemente apresentado na diversidade da cultura e nos cânticos rituais.