ARTES NACIONAIS ESTÃO EM DESTAQUE ENTRE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA
As artes nacionais têm estado em referência, desde o passado dia 29 de Abril, com a transformação de Luanda na Capital da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com os espectáculos a serem realizados no Palácio de Ferro.
A programação cultural, que incluiu a realização regular de espectáculos, encerra hoje e tem como referência as actuações de Gabriel Tchiema, Moniz de Almeida, Nuno Mingas Trio, bandas Resiliart e CPLP e DJ Lutonda.
Durante as actividades, diversas atracções são apresentadas nos pavilhões montados, como exposições e mostras de gastronomia dos Estados membros da CPLP, a partir das 10h00. O teatro e a dança, assim como as artes plásticas também têm sido destaques neste intercâmbio entre a cultura e a língua portuguesa.
O encerramento de todas as actividades artísticas, organizadas pelo Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, acontece amanhã.
O objectivo desta iniciativa é valorizar e difundir o percurso de séculos dos povos da CPLP, assim como o seu património material e imaterial. Desde 2000, que os ministros da Cultura da CPLP vêm produzindo recomendações sobre diversos temas estratégicos da cultura.