ARTISTAS SATISFEITOS COM CRIAÇÃO DA COMISSÃO DA CARTEIRA
Artistas angolanos mostraram-se nesta quarta-feira, satisfeitos com a criação da Carteira Profissional do Artista (CCPA) que visa valorizar a classe nas suas mais variadas disciplinas.
Ao falarem à imprensa no final do acto de apresentação da CCPA, os artistas afirmaram que os seus direitos serão respeitados e garantidos. Para o músico Marito Furtado, a criação da comissão é uma iniciativa louvavél, apelando, por esta razão os artistas a aderirem, por ser um meio que vai ajudar a desempenhar às actividades de forma digna. “Doravante já se poderá ter uma reforma. Os artistas deixarão de ser mendigos, principalmente na velhice. A nossa luta é para que isto acabe”, disse.
Já a actriz Isabel Manuel referiu que o maior benefício será o desconto na segurança social, graças ao acordo feito entre as duas entidades.
Disse ainda que a comissão está a envidar esforços para obter outras regalias para beneficiar os artistas, apelando os fazedores de arte a se inscreverem na comissão.
Por sua vez o músico Zé Maria Boyote afirmou que o artista será mais valorizado como uma pessoa útil para a sociedade e pode contribuir para o Orçamento Geral do Estado. “Espero que os órgãos de direito criem condições para que a actividade artística seja permanente e ininterrupta. Falo da música, teatro, dança, pintura que não aparecem só nos momentos de efemérides”, referiu.
As primeiras carteiras Profissionais dos Artistas serão entregues dentre de 20 dias e a sua obtenção custa 25 mil kwanzas. A CCPA é formada por 21 membros e congrega dança, teatro, música, artes plásticas, audiovisuais e cinema. A eleição dos seus membros é feita de quatro em quatro anos.