Rádio Muzangala

CURTA-METRAGEM DE INÊS VENTURA REVELA A ESPERANÇA NA GUINÉ-BISSAU

 CURTA-METRAGEM DE INÊS VENTURA REVELA A ESPERANÇA NA GUINÉ-BISSAU

Contra a maré

A realizadora Inês Ventura, autora da curta-metragem “Contra a Maré”, considera que a situação na Guiné-Bissau é difícil mas ainda há quem resista e mantenha a esperança num país que não deve estar sujeito aos parâmetros ocidentais.

“Trata-se de uma curta-metragem de documentário que acompanha o quotidiano de pessoas que nasceram, vivem e sonham na Guiné-Bissau. Pela Guiné-Bissau”, explica Inês Ventura.

A realizadora quis documentar “um sonho (de país) ora de esperança, ora adiado, e que carrega nele o seu passado histórico colonial, que resiste ao destino traçado pelo Ocidente e pelas narrativas por ele escritas, quebrando a ideia de ser um país eternamente adiado, para que se construa uma sociedade com sentido para quem nela vive”.

“Contra a Maré” partiu de um convite que Inês Ventura e o fotojornalista Mário Cruz, responsável pela fotografia do documentário, receberam do Instituto Marquês de Valle Flôr e da Fundação Fé e Cooperação (FEC), organizações não-governamentais para o desenvolvimento (ONGD) com projetos em curso na Guiné-Bissau.

“As duas ONGD estão a trabalhar em conjunto numa campanha que se chama ‘tODxS’ pela Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global’, que procura criar uma consciencialização das pessoas para os desafios do desenvolvimento global”, detalha Inês Ventura.

A curta-metragem “foi um desafio muito grande”, que foi tentar incluir nos inicialmente 15 minutos previstos de duração — e que ficaram em quase 19 -, os 14 depoimentos em temas tão vastos como a educação, saúde, direitos humanos e ambiente.

“A ideia foi basicamente através desta curta mostrar qual é que é o estado atual da Guiné-Bissau, não esconder os problemas atuais” e Inês Ventura destaca que a situação atual do país “é muito difícil”.

De entre os depoimentos recolhidos, a realizadora diz que são os mais jovens a mostrar mais esperança no futuro do país.

Rádio Muzangala

1 Comentário

  • “Ele pode transformar a história em uma grande obra de arte.
    Confira nossa página tambémTelkom University Jakarta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE