DIRECTOR PROVINCIAL DA CULTURA GARANTE APOIOS À APROCIMA
O director provincial da Cultura, Turismo e Juventude e Desportos, Osvaldo Lunda, considerou, terça-feira, no Lubango, que a província da Huíla deu mais um passo para a promoção do cinema.
Osvaldo Lunda, que testemunhou a tomada de posse do Núcleo provincial da Associação Angolana de Profissionais de Cinema e Audiovisual (APROCIMA), mostrou-se congratulado pelo facto de a Huíla ser a primeira província a criar o Núcleo Provincial da APROCIMA, oito anos depois da criação da associação.
Na sua óptica, esse facto demonstra a vontade e o interesse que os huilanos têm pelo cinema. “Há algum tempo temos tido algumas discussões sobre actividades ligadas ao cinema, agora, com a APROCIMA aqui, temos tudo para concretizarmos o Festival de Cinema Angolano (Fecina), um evento que sofreu alguns cancelamentos por causa da Covid-19”.
O director provincial informou que quando se apercebeu da necessidade de a APROCIMA ter um espaço na Huíla, a direcção da Cultura fez um esforço e conseguiu um gabinete, onde deverá funcionar, inicialmente, “depois, haveremos de trabalhar para vermos o que podemos fazer de melhor”.
Osvaldo Lunda apontou como prioridade os programas de formação, tendo divulgado que a partir de hoje, e no âmbito do Dia Mundial do Património Audiovisual, a Mediateca do Lubango vai acolher um seminário sobre “Cinema e Televisão”, no dia 3 de Novembro, a ser proferido pelo realizador e produtor Óscar Gil.
Reconheceu que o surgimento de bons artistas, bons actores, realizadores e produtores de cinema deve passar pela formação, por outro lado, afirmou que a aposta da Huíla recai às oficinas (seminários) de formação, “que devem ser ministradas aqui no Lubango e penso que a APROCIMA está disponível para nos ajudar, pois, o Governo Provincial da Huíla tem as portas abertas para fazermos isso, só requer trabalho, para fazermos com que o cinema, na Huíla, ganhe mais atenção”.
O director da Cultura na Huíla felicitou os recém empossados e agradeceu o realizador Óscar Gil, “por ter dado essa força à associação e podem contar connosco para fazermos a nossa parte na divulgação do cinema nacional, particularmente huilano, para todos os cantos”.
O coordenador recém empossado, Delfino Pedro Ndalila, que começou por recordar o slogan da APROCIMA, segundo o qual “cinema amplia conhecimentos, cinema desvenda universos”, ressaltou que o cinema é uma das artes em que não se trabalha de maneira individual.
Embora o Núcleo seja constituído por cinco membros, o coordenador afirmou a necessidade de todos colaborarem, quer as instituições públicas, quer as privadas, as associações culturais, os produtores, para que consigamos fazer “coisas que valham a pena, para dinamizarmos, para promovermos, e criarmos diversas actividades que possam dar energia e peso, que a Huíla deseja para o cinema”.
Agradeceu o apoio do Governo Provincial da Huíla pelo esforço empreendido para a concretização da instalação do Núcleo da APROCIMA da Huíla.
Tomaram posse Delfino Ndalila (coordenador), Maria Alice (secretária para a Área Documental e Arquivo), Creuma Zenaida (secretária para Administração e Finanças), Rosário Domingos (secretário para Comunicação e Protocolo), Arcanjo Moçambique (secretário para Formação e Superação).