DIVERSOS GÉNEROS MUSICAIS PROMOVIDOS NO “SIMBIOSE”
“Simbiose” é o novo conceito musical no âmbito do Jazz Concerts, um show intimista da produtora “Jazz In”, a ser apresentado, na sexta-feira, às 19h30, no Hotel Diamante, em Luanda.
A apresentação do novo projecto musical contará ainda com uma exposição de artes plásticas e fotografia, segundo um comunicado da organização. “Simbiose”, é um novo projecto musical que se propõe fazer, tal como o nome indica, “uma verdadeira simbiose musical e cultural, viajando por diversos géneros musicais”.
Composto por três músicos, aos quais se juntarão músicos convidados de excelência, dois angolanos e um brasileiro, Nino Jazz (teclas), Mário Gomes (guitarra) e Cleverson Silva (bateria), o projecto nasce em Luanda em 2021, idealizado pelo baterista brasileiro Cleverson Silva, que na altura estava em Angola integrado na banda que acompanhava a cantora brasileira IZA. De acordo com a nota, o mesmo em diálogo com o angolano Nino Jazz, sugeriu criarem um projecto, daí a ideia de gravar um álbum e fazerem concertos foi um pequeno passo.
Explica a nota que, Nino Jazz, apresenta Mário Gomes a Cleverson Silva. Porém, Mário Gomes sugere o nome “Simbiose” para o projecto. Nino Jazz, é uma referência no music hall angolano, instrumentista renomado, productor e director musical. Tocou, produziu e trabalhou com imensos artistas nacionais e internacionais. Nino Jazz recebeu entre outras distinções o diploma de Márito pelos serviços prestados à cultura nacional, no dia 8 de Janeiro de 2023, numa cerimónia presidida pelo ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, bem como o prémio de Mérito na primeira edição dos “Jazz In Awards”.
Cleverson Silva, por sua vez, é um consagrado baterista brasileiro que conta no seu extenso curriculum trabalhos com Roberto Carlos, Carlinhos Brown, Ivete Sangalo, Seu Jorge, Michel Teló, Paulo Ricardo, Luan Santana, Alexandre Pires, Lulu Santos, Péricles, Alcione, ED Mota, IZA, Dudu Nobre, Thiaguinho, Randy Brecker, Eddie Brown, Anabela Aya e Daichi Miura. Trabalhou ainda durante oito anos na Rede Globo, período durante o qual produziu inúmeras bandas sonoras para vários programas de Tv e Streaming como: Big Brother Brasil, Domingão do Faustão, Domingão do Hulk, Caldeirão, Prémio Multishow, The Voice Brasil, entre muitos outros.
Mário Gomes é um jovem guitarrista angolano que tem vindo ao longo dos poucos anos da carreira, afirmando-se como um valor seguro da nova geração de instrumentistas angolanos. Apesar de muito jovem, tem já uma vasto curriculum de participações com artistas consagrados como: Filipe Mukenga, Nino Jazz, Katiliana, Pérola, Anabela Aya, Carlitos Vieira Dias, Afrikanitha, Yola Semedo e Totó St.
Mário Gomes é um dos músicos que mais vezes pisou o palco do Jazz In Concerts.