DUPLA REPRESENTA A LUNDA-SUL NO CONCURSO NACIONAL DE TROVA
A dupla de trovadores Madalex e Man IPA é a representante da província da Lunda-Sul ao Concurso Nacional de Trova, denominado “Cantar Neto”, que se realiza no dia 9 de Setembro, em Luanda, ao vencer no domingo, a fase provincial disputada na cidade de Saurimo.
A dupla superou os outros nove concorrentes à fase provincial do concurso, na província da Lunda-Sul, realizado no quadro das jornadas comemorativas do centenário de nascimento do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, que se comemora no dia 17 de Setembro.
No concurso de trova promovido pela União Nacional dos Artistas e Compositores – Sociedade de Autorias (UNAC-SA), em parceria com a Sociedade Mineira de Catoca (SMC), o júri atribuiu o segundo lugar à dupla Leandro e Djasta, numa tabela de classificação na qual o carismático trovador Cigano Weza ocupou a terceira posição.
A dupla vencedora embolsou o valor de 80 mil kwanzas como prémio, enquanto o segundo e terceiro classificados receberam da organização a quantia de 50 mil e 20 mil kwanzas, respectivamente.
A avaliação dos concorrentes pelo Júri obedeceu, entre outros critérios, o ineditismo da composição e musicalidade dos poemas de Agostinho Neto e a qualidade sonora (timbre) dos trabalhos apresentados.
A dupla representante da Lunda-Sul no Concurso Nacional de Trova “Cantar Neto” está ciente da empreitada que tem pela frente, a fim de dignificar o nome da província. Com o primeiro passo dado, o director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto, Salvador Wanuque, garantiu apoio aos concorrentes, por forma a representarem condignamente a Lunda-Sul na fase nacional do concurso.
O secretário provincial da UNAC, na Lunda-Sul, Carlos Martins, considerou o concurso uma forma de incentivo à criatividade musical para valorizar o acervo literário produzido por Agostinho Neto, que proclamou a Independência de Angola, a 11 de Novembro de 1975.
António Agostinho Neto nasceu a 17 de Setembro de 1922, em Kaxikane (Icolo e Bengo), e faleceu no dia 10 do mesmo mês de 1979. Enquanto escritor, escreveu várias obras, com destaque para “Sagrada Esperança” e “Renúncia Impossível”.