FESTIVAL DE FOTOGRAFIA REFLETE A MULHER NA SOCIEDADE
A segunda edição do PHOTOfest Cantanhede, a decorrer de 13 a 15 de outubro, em vários espaços do concelho, em Portugal, tem como tema “Olhar Mulher”, de modo a alertar para alguns problemas da actualidade.
“O festival procura valorizar o olhar da mulher, como olhar e como é olhada, tanto nas suas valências, como nas suas dificuldades de vida”, disse hoje à agência Lusa a presidente da Associação fotografArte, Fátima Lopes, que organiza.
Uma das novidades deste ano passa pelas exposições na sede de três freguesias do concelho de Cantanhede, no distrito de Coimbra.
A Biblioteca Municipal de Cantanhede, o Jardim Municipal, assim como a Junta de Freguesia de Cadima são alguns dos locais que vão acolher, naqueles dias, exposições fotográficas que alertam para a actualidade.
Um desses exemplos é a mostra “Mulheres Ignoradas”, que reflecte sobre a problemática das empregadas domésticas em Portugal.
Trata-se de um evento que pretende apelar à tomada de consciência da mulher no trabalho, na sociedade, na educação, no desporto e nas artes, sempre no sentido de apelar ao respeito, igualdade, aceitação e não-discriminação de género.
A edição de 2023 inclui sete exposições, um concurso com exposição coletiva e também exposições nas lojas, cafés ou restaurantes que aceitem receber, no seu espaço ou na montra, uma foto ou mais.
O primeiro dia do evento acontece no dia 13 de outubro, com a inauguração da exposição de multimédia intitulada “+Mulher”, na Praça Marquês de Marialva, no centro da cidade de Cantanhede, seguida da sessão de abertura do PHOTOfest Cantanhede, com um foto-concerto, no auditório do centro paroquial, que inclui a projeção de 43 fotografias com música ao vivo.
No dia seguinte, tal como no dia 15 de outubro, o evento integra o mercado das artes, na Praça Marquês de Marialva, um local onde os artistas vendem as suas obras, nomeadamente fotografias, foto-livros, foto-zines, material fotográfico usado, ilustração, desenho, pintura, escultura, cadernos manufaturados, literatura e poesia.
Neste local vai haver um palco disponível para os artistas e autores apresentarem as suas obras, produtos e serviços.
No dia 14 de outubro está prevista a realização da ‘masterclass’ de “Fotografia de Cena”, por Teresa Valente, no Museu da Pedra, assim como um debate sobre as “Mulheres na Fotografia”.
De seguida, o programa prevê uma roda de conversa denominada “Mais do que um Corpo”, pelo grupo “Feminismo para Tod*s”, com a convidada Ana Oliveira, socióloga e investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
A encerrar o dia, acontece uma pequena peça de teatro.
Já no dia 15 de outubro, Dai Morais vai realizar uma ‘masterclass’ de retrato feminino.
Durante a tarde, o festival vai apresentar o livro “Kalasha”, de Ana Abrão, seguido de uma palestra intitulada “As mulheres do meu país de Maria Lamas”.
A sessão de encerramento do evento está prevista para o Centro Paroquial.
Toda a programação pode ser consultada no ‘site’ da organização.
O festival é organizado pela Associação fotografArte – Associação de Expressão Artística e Fotográfica de Cantanhede, com o apoio da Câmara Municipal de Cantanhede, entre outros parceiros.