Rádio Muzangala

FESTIVAL NA LUNDA-NORTE FAZ O RESGATE DO CINGUVU

A primeira edição do Festival da Música e Dança Tradicional da região Leste, do país, realizada na noite de sábado, no Largo Agostonho Neto, no Dundo, Lunda-Norte, eternizou o Cinguvu, um instrumento musical do folclore daquele região.

Há muito que não se ouvia o roncar do som do Cinguvu o “monstro” da família dos batuques,  em grandes cerimónias comemorativas no seio do povo Lunda  Cokwe.

O instrumento foi tocado por um ancião  de 72 anos, durante a sua apresentação, o percussionista, que por sinal, é dos poucos que toca  aquele instrumento musical, contagiou, também, a nova geração, que  ouviu,  pela primeira vez, o ritmo  que casou com a harmonia do canto do ancião, que tocava o instrumento com mestria.

Segundo o ancião, o Cinguvu, além de servir como um instrumento musical festejos   efusivos, exercia, em companhia do Ngoma ya  Xina e a Puita o papel de  telefone para se comunicar com as localidades mais próximas.

O ancião revelou ainda, que por causa da mística, o Cinguvu é fabricado distante das aldeias e povoações de forma a conservar a sua ancestralidade.

O ancião de 72 anos disse que para executar aquele instrumento é necessário passar o Mungongue, uma escola considerada Universidade na cultura Cokwe, depois de sair da circuncisão, onde é ensinado também a forma da sua produção, a partir de troncos entrelaçados de forma quase triangular coberta com a pele de hipopótamo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE