FILME KWANDU É LANÇADO HOJE EM LUANDA
O filme Kwandu do projecto vida selvagem do Okavangu da Nationnal Geografic, vai ser lançado hoje em Luanda.
O filme será apresentado no arquivo nacional de Angola, e retrata a vida selvagem e dos povos da região do rio Kwandu. A obra é resultado de uma expedição científica que durou cerca de 6 meses. O filme conta a história de um jovem pescador Angolano que se junta a equipe de expedição científica do national geografic pelo rio Kwandu, um dos maiores santuário da vida selvagem de África.
O filme foi dirigido pelo cineasta Kaia Ensor, nomeado ao Emmy em 2018. O Kwandu é o primeiro filme da national geografic produzido em português e que realça a importância de proteger as cabeceiras Angolanas do delta do Okavango.
O diretor Kerlen Costa, diz que a “expedição demorou cerca de 6 meses e teve como personagem principal Elias Ngunga”.
Segundo o Karlen Costa, “Elias é um jovem pescador e artesão que vive na aldeia Kutite, que está localizada na confluência do rio Kembo e o rio Kwangu, a expedição científica era na verdade para perceber em que estado estava o ecossistema, que tipo de biodiversidade ainda existiam, que tipo de comunidade, cultura e estilos de vida existem na zona, para mostrar a todos a importância de todos os aspectos da região e do rio”.
Para o Karlen Costa Director da National Geografic em Angola a produção do filme é uma oportunidade para mostrar o potencial natural angolano, que é bastante rico e carece de investimento para sua divulgação, a considerar que é o primeiro filme de português que a national geografic produz e com este documentário os angolanos, África e o mundo poderão ver finalmente a imensa riqueza natural que temos para alcançarmos coisas muito superiores.
Para além do nosso país, o filme Kwando vai ser também exibido no festival internacional de cinema da Rivera na Itália nos dias 12 e 13 na Alemanha, e foi também selecionado para o festival internacional de cinema de Friburgo na Suiça.