GALERIA TAMAR GOLAN: MOSTRA COLECTIVA EXPÕE SÍMBOLOS E PAISAGENS
Mais de 90 trabalhos de artes plásticas dos alunos da escola de Artes da Fundação Arte e Cultura estão patentes na “Mostra Colectiva 2022”, inaugurada na noite desta quarta-feira, na galeria Tamar Golan, daquele instituição, localizada na Ilha do Cabo.
Os alunos da Fundação Arte e Cultura e pequenos artistas, com a orientação do professor e artista Jardel Selele, espelham visualizações que vão desde paisagens angolanas, os Zangbetos, algumas composições livres pintadas no estilo impressionista de Van Gogh, e até Símbolos Nacionais da cultura angolana representados de forma simplificada – inspiradas nas obras de Joan Miró (com apresentação de duas réplicas, deste último ícone).
A exposição, que fica patente até o dia 16 deste mês, serve como ensaio daquilo que foram as aulas de arte. Desde Janeiro de 2022, a turma já recebeu mais de 40 alunos, que aprenderam sobre técnicas de reciclagem, impressionismo, abstraccionismo, simplificação, recorte e colagem (diário visual), e puderam também criar algumas composições.
Alguns alunos, com destaques para a Laysa Marques Mendonça e Tatiana Teresa Ana já tiveram a oportunidade de apresentar os seus trabalhos em galerias como a do Camões – Centro Cultural Português, em Luanda. O aluno Ricardo António Afonso participou no lançamento de cartões-postais e marcadores, para a Livraria Kiela, em 2022.
A Galeria Tamar Golan, da Fundação Arte e Cultura, é um projecto cultural inovador e alternativo, sem fins lucrativos, que visa promover as artes plásticas angolanas e apoiar jovens talentos emergentes das artes contemporâneas. Todas as receitas da Galeria são canalizadas para os projectos sociais da Fundação Artes e Cultura.
A Galeria Tamar Golan está situada no Centro Cultural da Fundação, na Ilha de Luanda, junto à Escola Primária 1205. A Galeria está aberta ao público de Segunda a Sábado, das 9h00 às 17h00.