MINDELO ACOLHE FESTIVAL DE REGGAE EM HOMENAGEM A BOB MARLEY
A cidade de Mindelo, em Cabo-Verde, acolhe nos dias 10 e 11 de Maio o festival de reggae em tributo a Bob Marley, que deverá movimentar nesta edição cerca de 60 artistas de diversas ilhas e da diáspora.
A informação foi avançada à Inforpress pelo seu mentor, Tó Heavan, quem garantiu que o evento terá como palco um dos campos de futebol da zona de Ribeirinha, concretizando nesta 14ª edição um objectivo há muito esperado, concretamente a participação de artistas da diáspora que confere um carácter internacional ao festival..
No dois dias de festival, o público poderá vibrar com as músicas de artistas de São Vicente e das ilhas como Sal, Santo Antão, Santiago e Boa Vista, bem como promete a vinda de grupos da diáspora, oriundos de países como Portugal, Espanha e Austrália.
“Queremos valorizar os artistas cabo-verdianos que interpretam o reggae a divulgar e criar ainda mais a cultura rasta”, sublinhou a mesma fonte, com planos ainda mais ambiciosos como o de inscrever o festival no ranking dos festivais mundiais de reggae.
Com estes objectivos em mente, a edição deste ano traz como cabeça de cartaz, além de artistas sanvicentinos, Djamila Rodrigues, da Boa Vista, Hernâni Graça, da Cidade da Praia, Jah Maker, Santo Antão, “Quem é o Bob?”, de Portugal, pela segunda vez, Black Manu, Espanha, e Rasjahknow, da Austrália.
Nomes que, segundo a mesma fonte, devem elevar a marca do festival, criado em 2000, em tributo ao “rei” do reggae, Bob Marley.
Rebatendo a críticas, o mentor sublinha que o festival não está associado a drogas, mas sim à cultura rasta. “Ser rasta não é usar droga e ter dreadlocks, mas sim carregar o sentimento na mente e no coração”, justificou Tó Heavan.
Quanto a apoios, o mentor apontou o apoio da Câmara Municipal de São Vicente, de empresários privados, e do financiamento conseguido este ano do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.