MISSÃO DE CAMUNDONGO GANHA ESTATUTO DE PATRIMÓNIO HISTÓRICO NACIONAL
A missão Evangélica do Camundongo, afecto a Igreja Evangelica Congregacional em Angola (IECA), no Bié, província do Bié, foi, este domingo, elevada a categoria de Património Histórico Nacional, pelo Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.
A Missão Evangélica de Camundongo foi fundada a 28 de Maio de 1884 por missionários americanos e canadianos, entre os quais Sander, Miller, com a finalidade de expandir a palavra de Deus e salvaguardar a formação da população.
Neste local, os missionários ergueram diversas infra-estruturas, tais como igreja, hospital, escolas, centros de formação profissional, internatos, sistemas de energia eléctrica e água potável que mereceram, alvo, nos últimos anos, de acções de reabilitação. O acto contou com a presença do governador do Bié, Pereira Alfredo, que procedeu ao acto de descerramento da placa.
O secretário executivo da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), pastor Abel de Jesus Chongolola, enalteceu o gesto e disse que a acção vai permitir a instituição continuar a apostar na formação do homem. Apelou aos fiéis para se preservar o local, de modo a prestar o seu real valor.