Rádio Muzangala

MORRE AOS 75 ANOS, FERNANDO DA PIEDADE DIAS DOS SANTOS “NANDÓ”

 MORRE AOS 75 ANOS, FERNANDO DA PIEDADE DIAS DOS SANTOS “NANDÓ”

MORRE AOS 75 ANOS, FERNANDO DA PIEDADE DIAS DOS SANTOS “NANDÓ”

Faleceu esta quinta-feira, 18 de Dezembro, em Luanda, Fernando Piedade dos Santos, antigo vice-Presidente da República de Angola durante o consulado de José Eduardo dos Santos. Conhecido por “Nandó”, tinha 75 anos. O óbito foi declarado na Clínica Girassol, às 12h47.

Segundo informações apuradas, Fernando Piedade dos Santos foi encontrado em casa sem sinais de vida, tendo as manobras de reanimação efectuadas revelado-se infrutíferas. Figura histórica do MPLA, Nandó vinha sendo apontado, nos últimos tempos, como um possível candidato à sucessão de João Lourenço na liderança do partido e, consequentemente, à Presidência da República. O seu nome surgiu como alternativa capaz de promover consenso interno, sobretudo após o anúncio da candidatura do general Higino Carneiro.Em Outubro deste ano, Fernando Piedade dos Santos voltou ao espaço público ao participar na 2.ª edição do Encontro Geracional – À Volta da Fogueira, realizado no CAP 99-Alvalade, em Luanda, iniciativa promovida por uma estrutura do MPLA. Na ocasião, apelou à unidade partidária e defendeu a necessidade de equilíbrio entre gerações na condução dos destinos políticos do país.

“É necessário haver coabitação entre gerações. Os mais velhos, pela experiência, devem ser respeitados; os mais novos, por sua vez, devem evitar a pressa e a sede de poder”, afirmou então o antigo dirigente, numa intervenção interpretada como um recado directo a sectores mais jovens do partido e como uma crítica à antecipação de algumas candidaturas.Noutra passagem, sublinhou que “a sucessão deve ser construída com humildade, disciplina e trabalho”, deixando implícita a defesa de um processo interno mais ponderado e consensual.

Nascido em Luanda, a 5 de Março de 1950, Fernando Piedade dos Santos licenciou-se em Direito, em 2009, pela Universidade Agostinho Neto. A sua militância no MPLA remonta a 1971, tendo ocupado ao longo da sua carreira vários cargos de relevo no aparelho do Estado.Foi comandante-geral da Polícia Nacional em 1982, ministro do Interior entre 1999 e 2002, primeiro-ministro, presidente da Assembleia Nacional e, posteriormente, vice-Presidente da República. Era primo do antigo Chefe de Estado José Eduardo dos Santos, falecido em Julho de 2022.Fernando Piedade dos Santos deixa sete filhos e um legado marcado pela longevidade política e pela influência nos principais momentos da história recente do país.

Rádio Muzangala

2 Comentários

  • I’ll definitely come back and read more of your content.

  • Keep writing! Your content is always so helpful.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE