MORREU GUSTAVO COSTA
O jornalista e antigo director do Novo Jornal, Gustavo Costa, morreu em Luanda na madrugada desta sexta-feira, às 00h03, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), aos 63 anos.
A informação foi avançada pelo Jornal Epresso lembrando daquele que tambem foi seu colaborador “Era o nosso correspondente em Luanda e morreu na madrugada desta sexta-feira, às 00h03 na capital angolana vítima de um AVC. Começou a colaborar com o Expresso em 1989. Assim noticiou o Jornal Expresso, hoje (19 de Agosto de 2022 às 00:51).
Nascido em 1959, abraçou o jornalismo logo no período pós-independência. Toda a história do jovem Estado independente passou pelos seus dedos
Gustavo Costa iniciou-se no jornalismo na década de 1970 no período pós-independência, no “Jornal de Angola”. Passou pelo “JDM – Jornal Desportivo Militar”, os portugueses “Record” e “Expresso” e pontualmente a BBC. Fez parte da equipa que lançou o “Novo Jornal”, de que viria a ser diretor-adjunto e, depois, diretor, sobre o qual se diz “ter sido uma lufada de ar fresco no panorama jornalístico angolano”. De tal maneira, que arrebatou vários prémios.
Numa nota biográfica datada de 2015 lê-se que durante a sua já longa carreira em prol de um jornalismo crítico, Gustavo Costa foi galardoado com várias distinções dentre as quais o Prémio Nacional de Jornalismo e o Prémio Maboque de Jornalismo. Merecido! As muitas reportagens que escreveu no Expresso testemunham-no, “sim, sim, sim!”.