Rádio Muzangala

MÚSICO BANGÃO DISTINGUIDO A TÍTULO PÓSTUMO, PELO PROJECTO CULTURAL “HOMENAGENS A FIGURAS DA CULTURA”

 MÚSICO BANGÃO DISTINGUIDO A TÍTULO PÓSTUMO, PELO PROJECTO CULTURAL “HOMENAGENS A FIGURAS DA CULTURA”

MÚSICO BANGÃO DISTINGUIDO A TÍTULO PÓSTUMO, PELO PROJECTO CULTURAL “HOMENAGENS A FIGURAS DA CULTURA”

O músico Bernardo Jorge Martins Correia “Bangão” é o próximo a ser distinguido, a título póstumo, pelo projecto cultural “Homenagens a Figuras da Cultura”, uma iniciativa do centro cultural e recreativo Prova d´Art e o Jornal Angolano de Artes e Letras “Cultura”, título da Edições Novembro, que nesta edição contam com a colaboração da Associação dos Naturais e Amigos do Sambizanga.

Sob o lema “Bangão – Uma Lenda do Semba”, o anúncio da agenda da homenagem foi feita no sábado, no programa radiofónico “Quintal do Dionísio”, da Rádio Cultura Angola, que contou com as presenças de membros da família do músico e da Associação dos Naturais e Amigos do Sambizanga. O segundo momento musical está a ser preparado para o dia 20 mês em curso, com a presença de colegas e entrega de diplomas aos instrumentistas que participaram nas obras de Bangão.Com Dionísio Rocha como anfitrião, Josefa Correia e Maria Correia, filhas do músico, partilharam momentos da vida do pai, assim como António Costa e Decal Silva, amigos que revelaram que os habitantes do bairro Brás, no Município do Sambizanga, baptizaram um largo com o nome do músico, para eternizar aquele que foi um ilustre morador daquela parcela de Luanda.A jornada, segundo a organização, é uma grande celebração dedicada a uma das vozes mais marcantes da música angolana, Bangão, nome artístico de Bernardo Jorge Martins Correia, ícone eterno da música e referência incontornável da cultura nacional.

Ao celebrar a sua trajectória, os organizadores buscam preservar a memória artística de Bangão e reforçar a importância do semba como Património Cultural angolano. A homenagem vai reúnir artistas, investigadores, familiares, entidades culturais e amantes da música que reconhecem a dimensão cultural e emocional do legado deixado pelo artista. Nascido no Sambizanga, a 27 de Setembro de 1962, Bangão destacou-se desde jovem pela sua voz singular e profunda ligação às raízes musicais de Angola. Aclamado em todo o país e além-fronteiras, o artista conquistou prémios importantes, como o Semba de Ouro, Top dos Mais Queridos e distinções da Rádio Luanda, imortalizando temas como “Kangila”, “Kibuikila” e “Fofucho”. Bangão participou em espectáculos realizados em Portugal, Argentina, Namíbia e BJoão Rosa Santos empossado e assume a Cadeira Número 37.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE