Rádio Muzangala

“NAYOLA” ELEITA MELHOR LONGA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO NO FESTIVAL CINEMATOGRÁFICO

 “NAYOLA” ELEITA MELHOR LONGA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO NO FESTIVAL CINEMATOGRÁFICO

Nayola, filme de animação que retrata parte da guerra civil em Angola.

 “Nayola”, filme de animação que retrata parte da guerra civil em Angola, conquistou o prémio de Melhor Filme/Longa-Metragem de Animação, nos Prémios Quirino de Animação Ibero-Americana, festival de cinema realizado em Espanha.

O anúncio foi feito na cerimónia de divulgação e entrega de troféus aos vencedores das 21 categorias da 6ª edição dos Prémios Quirino, em que disputaram 223 trabalhos de 18 países, no passado domin-go, na cidade de La Laguna, em Tenerife.

Na cerimónia, o troféu foi recebido pelo cineasta português, José Miguel Ribeiro, e outros membros da equipa de produção. Na edição deste, o filme também esteve indicado na categoria de Filme com Melhor Desenvolvimento Visual, troféu arrebatado por uma outra produção.

Produzido em 2022, o filme narra a história de três mulheres sobreviventes da guerra, sendo que uma delas perdida em algures põe-se à procura do marido que esteve na guerra, sem obter sucesso.

A filmagem do filme passou pelo deserto do Namibe, algu-ma parte de Benguela, interagindo com os povos para saber sobre as suas culturas, vivências e costumes.

A longa-metragem mostra os aspectos históricos que ocupavam e impediam o progresso do país, nos tempos do conflito armado, assim como as grandes transformações que se têm vindo a operar em Angola.

“Nayola” envolve quase 30 personagens, e é uma produção que durou cerca de nove anos, tendo Portugal disponibilizado 1 milhão e 500 mil euros para a concretização do projecto cinematográfico.

Orçado em 3 milhões e 200 mil euros, o filme resulta de uma conversa, aquando da passagem do realizador José Miguel Ribeiro por Luanda, com Jorge António, produtor cinematográfico que vive na capital de Angola, há mais de 30 anos. Com o produtor, o realizador partilhou sobre um conto escrito por Agualusa e Mia Couto, denominado “A caixa preta”.

A conclusão do trabalho de filmagem da longa-metragem deu-se por conseguida com parceiros internacionais na Bélgica, França, Holanda e outros, tais como a GPL, SOE, GUSTON.

 “Nayola”, a primeira longa-metragem do cineasta português, José Miguel Ribeiro que, em Junho, foi premiada na categoria de melhor longa-metragem internacional de animação, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México, é um dos quatro filmes lusos seleccionados para a sua 66ª edição da London Film Festival, que se realiza 5 a 16 de Outubro em 2022.

Esta animação é uma co-produção de Portugal – Praça Filmes – com Bélgica, França e Países Baixos e conta a história de três gerações de mulheres tocadas pela guerra civil de Angola. O argumento é assinado por Virgílio Almeida e teve por base uma peça de José Eduardo Agualusa e Mia Couto.

No passado mês de Abril, “Nayola” foi premiado no Festival Internacional de Filmes de Animação de Estugarda (ITFS 2023), na Alemanha, com o troféu de Melhor Filme de Animação.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE