Rádio Muzangala

PRÉMIO NACIONAL DE CULTURA E ARTES DISTINGUE DIONÍSIO ROCHA

 PRÉMIO NACIONAL DE CULTURA E ARTES DISTINGUE DIONÍSIO ROCHA

PRÉMIO NACIONAL DE CULTURA E ARTES DISTINGUE DIONÍSIO ROCHA

O cantor e compositor Dionísio Rocha é o vencedor do Prémio Nacional de Cultura e Artes (PNCA), na categoria de Música, anunciou quarta-feira, em conferência de imprensa, realizada no Ministério da Cultura, a presidente do júri da 25ª edição do galardão, Maria Ramos.

Na leitura da acta dos vencedores das sete disciplinas laureadas, Maria Ramos disse que o cantor venceu pela sua longa carreira, versatilidade e contributo para a pesquisa, investigação e divulgação da música angolana e da cultura nacional. Voz incontornável, Dionísio Rocha iniciou a sua carreira em 1950, sob orientação do músico, compositor, professor de canto e dança e humorista Moisés Mulambo.

Na disciplina de Literatura, o laureado foi o jornalista e escritor Carlos Ferreira “Cassé”, pelo facto de o seu projecto artístico enlaçar, além da poética, outras esferas da cultura, forjando a relação entre literatura e jornalismo. “A sua obra construiu um espaço de investigação histórica, tal como da arte pela educação e pela arte”, apontou Maria Ramos. Nas Artes Plásticas, o prémio recaiu a Joaquim Teixeira “Tchombé”. Na sua justificação, o júri referiu que venceu pela sua coerência e tenacidade, bem como pela afirmação granjeada na arena das artes plásticas angolanas. “Rigor técnico empregado nas suas obras, por ser um interpretador nato das vivências do seu povo e navegador de outras esferas quer técnicas, quer temáticas, contribuindo para o desenvolvimento das artes plásticas em particular e da cultura em geral, ao longo da sua carreira”, destacou o júri.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE