Rádio Muzangala

PROJECTO E-ZOMBA PROMOVE DIVULGAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL

 PROJECTO E-ZOMBA PROMOVE DIVULGAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL

Fundação Arte e Cultura, em parceria com o Ministério da Cultura e Turismo

O projecto E-Zomba, um arquivo virtual lançado na noite de quarta-feira, vai permitir o acesso global e a divulgação do património cultural e artístico de Angola nas plataformas digitais e website, segundo a promotora da iniciativa, a Fundação Arte e Cultura, em parceria com o Ministério da Cultura e Turismo.

No evento de lançamento, que decorreu no auditório Wyza da Fundação Arte Cultura (FAC), na Ilha do Cabo, o presidente do Grupo Mitrelli, Haim Taib, disse que o Acervo Cultural Digital vai disponibilizar a riquíssima cultura angolana a nível nacional e internacional, através da digitalização e da utilização das novas tecnologias.

O responsável acrescentou ainda que o projecto E-Zomba dará reconhecimento aos artistas do passado e vai abrir um mundo de oportunidade aos novos talentos.

O também fundador da Fundação Arte Cultura referiu que sempre acreditou que as artes e a cultura são motores importantes para o crescimento económico, tal como as infra-estruturas e a construção, a educação e a criação de emprego. “Vou recorrer ao poeta hebreu Shaul Tshernichovsky, que eu muito gosto, dizia que cada um de nós é moldado pela paisagem da nossa terra natal, pela cultura, história, património e pela sua representação artística. As artes, a cultura e o património são a base para construção de uma nação, e essa base um dia poderá ser reconstruída”.

O número um do Grupo Mitrelli destacou que o país precisa  de estabelecer uma nação forte, próspera e unificadora, para a reflexão da diversidade de sua herança cultural. “A Fundação Arte Cultura foi fundada com o objectivo de contribuir no fortalecimento da cultura, e tem estado a apoiar artistas locais com actividades educacionais e de enriquecimento cultural em benefício da comunidade local”, disse.

Luís Rosa Lopes, um dos mentores do iniciativa E-Zomba, em declaração ao Jornal de Angola, avançou que a motivação para a criação do Acervo Cultura Digital veio por conta da pouca informação disponível com relação o que acontece em Angola, no que diz respeito à Cultura Nacional.

Acrescentou que, com o projecto lançado agora, poder-se-á fazer recolha das informações possíveis sobre as diversas obras discográficas, literárias, de escultura, pinturas e outros aspectos culturais do país. No website, disse Luís Rosa Lopes, vão ser arquivadas todas essas obras, desde as mais antigas até as mais recentes, de modo que o mundo conheça mais sobre a cultura nacional.

“O projecto foi lançado, mas continuamos a trabalhar na estrutura do mesmo, não estou sozinho na implementação do projecto, é uma equipa vasta no qual cada um tem a sua participação e tarefa. É um processo longo e merece a nossa maior atenção, estamos a recolher as biografias para que posteriormente coloquemos essas informações no wibesite”, disse o mentor.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE