PROJECTO “UNIDOS PELA ARTE” APRESENTADO EM BENGUELA
Um projecto denominado “Unidos pela Arte”, iniciativa do produtor e ator Hélder Bernardo Chiwaia, vai ser apresentado, nos dias 6 e 8 de Dezembro, na província de Benguela.
Luanda acolheu a primeira fase em Junho deste ano e foi criado no intuito de potencializar a sociedade, em geral, e contribuir para o desenvolvimento da cultura nacional. Hélder Bernardo Chiwaia, o mentor do projecto explicou que o mesmo veio para ajudar a promover a diversidade cultural, celebrando a arte como um veículo para expressar diferentes tradições, histórias e valores.
De acordo com a fonte, em algumas cidades, como é o caso de Benguela, movimentos artísticos são usados como ferramentas para revitalizar espaços urbanos ou resolver problemas sociais, envolvendo as comunidades de maneira construtiva. Para Hélder Bernardo Chiwaia a iniciativa toma maior peso com o discurso do Presidente da República, João Lourenço, quando apelou aos jovens sobre as iniciativas criativas, visando o fortalecimento e cultura nacional. Com vista a concretização do projecto em curso, conta a participação de atores consagrados, como é o caso de Sílvio Nascimento e Eduardo Kialanda “Taliban”, uma delegação trabalha na pré-produção, na província de Benguela.