Rádio Muzangala

QUADRO DE PICASSO DISPUTADO POR HERDEIROS DE CASAL ALEMÃO

 QUADRO DE PICASSO DISPUTADO POR HERDEIROS DE CASAL ALEMÃO

Quadro do pintor Pablo Picasso

Um casal alemão de judeus, Karl e Rosi Adler, ao fugir em 1938 do regime nazi vendeu um quadro do pintor Pablo Picasso para financiar a viagem, mas agora, 85 anos depois, os herdeiros querem a obra.

A pintura é actualmente propriedade do museu Guggenheim, em Nova Iorque, e está avaliada entre 100 e 200 milhões de euros. Os descendentes do casal alemão apresentaram um processo civil no Supremo Tribunal do Estado de Nova Iorque contra o Museu de Arte Moderna Solomon R. Guggenheim, em Manhattan, que desde 1978 exibe a obra, mostrando uma mulher a passar a ferro, que o mestre espanhol pintou em 1904.

O grupo de queixosos herdeiros nos Estados Unidos e na Argentina  afirma serem eles os legítimos proprietários da obra e alegam na queixa de 20 de Janeiro que houve uma venda “forçada” em Outubro de 1938 e que os Adler foram pressionados para vender. Num comunicado o Museu Guggenheim contesta o processo “sem fundamento”.

A história de “The Ironer”, como as de muitos quadros europeus roubados pelos nazis ou perdidos durante a Segunda Guerra Mundial, começa em 1916 quando Karl Adler o comprou a um galerista judeu alemão em Munique, Heinrich Thannhauser. Karl Adler, proprietário de uma fábrica de couro, e a sua mulher Rosi desfrutavam de uma “vida próspera” em Baden-Baden, no sudoeste da Alemanha, mesmo em frente a Estrasburgo.

A chegada de Hitler e dos nazis ao poder em Berlim marcou o início da terrível perseguição dos judeus na Alemanha e o congelamento ou confiscação dos seus bens e património. Em Junho de 1938, os Adler decidiram fugir do seu país e estabeleceram-se nos Países Baixos, França e Suíça antes de procurarem um visto para a Argentina.

Mas para obter o visto, os Adler, que já tinham deixado a Alemanha algumas semanas antes, venderam o quadro em Outubro de 1938 ao filho de Thannhauser, Justin, que, também judeu, tinha acabado de se refugiar em Paris.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE