QUADRO DE PICASSO SOBRE A AMANTE DEVE SER LEILOADO POR 99 660 MILHÕES
A pintura retrata Marie-Thérèse Walter, que o artista espanhol conheceu em 1927 e cuja relação manteve escondida devido à diferença de idades (ele tinha 45 anos e ela, quando se conheceram, tinha apenas 17).
A famosa leiloeira norte-americana Sotheby’s vai colocar à venda um famoso quadro de Pablo Picasso, que retrata a amante que o artista teve durante vários anos, esperando que a obra seja comprada por cerca de 120 milhões de dólares (cerca de 99 660 milhões de kwzanzas).
O quadro intitula-se ‘Femme à la montre’, datado de 1932, com Marie-Thérese Walter a ser pintada no icónico estilo surrealista, um das muitas vertentes da pintura modernista do século XX em que Picasso pintou e que fizeram do espanhol um dos mais importantes pintores da história da arte moderna.
Segundo contou a Sotheby’s, num comunicado citado pela CBS News, um dos detalhes mais fortes da obra é o relógio, com a leiloeira a explicar que Picasso tinha um gosto particular por relógios e que o objeto aparece em apenas três das suas pinturas mais famosas – com o retrato de Walter a ‘merecer’ o reconhecimento.
Picasso conheceu Walter quando esta tinha apenas 17 anos, e ele 45, em Paris, enquanto estava casado com Olga Khokhlova, tendo sido uma das suas maiores inspirações artísticas conhecidas.
Apesar de se saber da importância da figura feminina nos vários períodos artísticos do pintor, com diferentes mulheres a estarem ligadas a diferentes fases da sua arte, a relação entre Picasso e as mulheres não era meramente inspiradora. A neta do autor, Marina Picasso, esclareceu numa biografia sobre o avô que este “descartava” as mulheres, depois de as “usar”.
O espanhol, conhecido ainda como um dos inovadores do Cubismo, foi casado duas vezes e teve quatro filhos de três mulheres diferentes. A relação com Marie-Thérèse Walter resultou numa filha, Maya, que morreu em dezembro de 2022.
A obra foi comprada por uma colecionadora de Nova Iorque, Fisher Landau, em 1968. Além de ‘Femme à la montre’, a coleção de Landau inclui cerca de 120 peças, entre as quais se encontram trabalhos de Henri Matisse e Mark Rothko.
Algumas das peças colecionadas chegaram a estar expostas no museu de Fisher Landau, em Long Island. A coleção será exposta em várias exibições internacionais antes de ser finalmente leiloada, nos dias 8 e 9 de novembro, em Nova Iorque.