Rádio Muzangala

ACORDO GARANTE MAIS EMPREGABILIDADE PARA ARTISTAS NO PAÍS

 ACORDO GARANTE MAIS EMPREGABILIDADE PARA ARTISTAS NO PAÍS

UNAC-SA e a AHRA firmam memorando com vista na criação de agenda cultural permanente em hotéis e mais espaços para a empregabilidade de artistas.

A criação de uma agenda cultural permanente em hotéis e mais espaços para a empregabilidade são os pontos fortes do Memorando de Entendimento assinado, quarta-feira, entre a União Nacional dos Artistas e Compositores – Sociedade de Autores (UNAC-SA) e a Associação de Hotéis e Resorts de Angola (AHRA), no Hotel Palmeiras.

Zeca Moreno e Ramiro Barreira, respectivamente presidentes das duas associações profissionais, rubricaram o acordo na presença do ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, da secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, do representante do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Manuel Brito Júnior, artistas, gestores hoteleiros e convidados.

Ao tomar a palavra depois dos pronunciamentos dos signatários do acordo, que visa garantir proveitos mútuos aos associados das duas organizações, através de contratos de trabalho para os artistas, o titular da pasta da Cultura e Turismo, Filipe Zau, realçou a importância da existência da Agenda Cultural nas unidades hoteleiras para a melhoria da oferta de serviços aos clientes, turistas internos e estrangeiros.

O governante fez ainda menção à Mensagem sobre o Estado da Nação apresentada à Assembleia Nacional, no dia 15 de Outubro de 2022, pelo Presidente da República, João Lourenço, reiterando que o Executivo reconhece a relevância das artes como exercícios de cidadania e como contribuições à economia nacional, através das indústrias criativas.

Nesta conformidade, reforçou que “os sectores das indústrias culturais e criativas e do turismo têm um papel de extrema relevância na sua efectivação”.

Filipe Zau apelou à necessidade de todos os agentes públicos e privados intervenientes nestes sectores estarem mobilizados e engajados, para que, dentro da responsabilidade e no âmbito da acção de cada um, o sistema aperfeiçoe o seu funcionamento e se alcancem os objectivos preconizados.

Por sua vez, Zeca Moreno realçou que o documento assinado é um instrumento legal que vai permitir criar novos espaços de exibição das artes angolanas, rumo à criação de uma agenda cultural nacional.

Com este acordo, Zeca Moreno considera que Angola vai poder seguir o exemplo de países como o Brasil, Cabo Verde, Cuba e Estados Unidos, que recebem das indústrias culturais contribuições económicas de grande peso no Orçamento Geral do Estado (OGE). “Numa só palavra, o turismo é irmão siamês da arte e cultura exprimidas”.

Por seu lado, Ramiro Barreira afirmou ser este um grande momento para os artistas e hoteleiros, tendo considerado o turismo como um grande fenómeno e que “o acordo permitirá uma maior expansão da nossa cultura”.

Ramiro Barreira agradeceu o empenho do ministro da Cultura e Turismo pelo contributo prestado para a assinatura do acordo, reconhecendo, por outro lado, que algumas unidades hoteleiras já têm realizado actividades com “os nossos artistas”, mas agora o foco é garantir a empregabilidade e uma agenda cultural para fomentar o turismo interno, numa combinação entre lazer, música, artes plásticas e outras manifestações culturais.

O acordo entrou em vigor ontem, depois da formalização da parceria, em que a UNAC-SA fica com a responsabilidade da selecção dos artistas e a AHRA na cedência dos espaços de actuação. Também ficou estipulado que os contratos de trabalho estão entre 50 mil a 200 mil kwanzas, com alterações de acordo com a vontade das partes. A carteira profissional é um requisito indispensável para a contratação dos artistas.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE