Rádio Muzangala

ANGOLANOS CONSTAM DA LISTA DAS FIGURAS MAIS DESTACADAS EM ÁFRICA

 ANGOLANOS CONSTAM DA LISTA DAS FIGURAS MAIS DESTACADAS EM ÁFRICA

50 Figuras mais destacadas na cultura africana

O escritor Nituecheni Africano, o director do Gabinete Provincial da Cultura do Huambo, Jeremias Piedade Tchissanga, e o rei do Bailundo, Tchongolola Tchongonga EkuikuiVI, são os três primeiros da lista de 50 figuras mais destacadas na cultura africana, segundo a revista francesa Le Point.

No topo dos 50 reconhecidos, está o autor do “O imigrante da Web e suas tolices”, Nituecheni Africano, pseudónimo de Eugénio Afonso Gaspar, cuja obra está a catapultá-lo para vários prémios, onde o destaque vai para o prémio “World-Book”, organizado pela Argentina, no princípio do ano passado, bem como o da 35ª edição “Referência Literária” do Brasil, na categoria de melhor escritor jovem africano em romance, conquistado em Dezembro de 2023.

O segundo lugar da distinção da revista francesa pertence ao director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos do Huambo, pela luta que tem demonstrado no resgate dos valores culturais e ancestrais, bem como a forma como tem gizado as políticas de preservação dos bens culturais.

Jeremias Piedade Chissanga já foi distinguido no Brasil o ano passado com o prémio de Embaixador Cultural, na premiação Referência Literária. Antigo futebolista e hoje é um líder político e exímio amante da cultura africana, Jeremias Piedade Chissanga continua a incentivar a juventude a valorizar a cultura do seu povo.

Em terceiro lugar está o rei da Ombala Mbalundu, Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI, que efectuou uma visita significante à República Federativa do Brasil, no final do ano transacto, onde manteve encontro com a comunidade afro descendente do brasileira.

Essa revista que colocou os três angolanos no top 3 das personalidades de destaque cultural, anualmente tem distinguido nas suas páginas figuras de várias franjas culturais pelo mundo, e para o início desse ano a notoriedade foi para as figuras angolanas.

O escritor Nituecheni Africano, vencedor do prémio da 35ª edição “Referência Literária” do Brasil, na categoria de melhor escritor jovem africano em romance, reagiu com muita satisfação pela nova distinção em que ele foi alvo, disse que não contava o seu nome constar na lista dos grandes do continente africano, mas declara que estas conquistas são fruto de um trabalho árduo que ele tem desenvolvido.

“Este mérito eleva o nome do país, porque a nível da literatura angolana, esta distinção é o primeiro exemplo no país, onde um escritor é elevado a esta categoria, por isso não deixa de ser motivo de regozijo”. Esta homenagem, segundo manifestou, coloca mais responsabilidades sobre os seus ombros, o que vai exigir mais trabalho por parte do escritor.

Nituecheni Africano disse que já foi contactado pela revista francesa, que vai se realizar no próximo dia três de Março, em Paris, uma gala que vai contar com a presença de todos os galardoados.

O director do Gabinete Provincial da Cultura do Huambo manifestou que este reconhecimento vem em função do trabalho que lhe foi confiado pelo Executivo local, bem como pelos feitos do escritor Nituecheni Africano e as acções do rei do Bailundo, uma vez que têm estado a divulgar a cultura nacional pelo mundo fora e trouxeram muitas novidades.

“Estamos a trabalhar em prol da cultura, para um dia deixarmos o nosso legado, para que a tradição angolana seja cada vez mais valorizada”, disse.

A Le Point, uma das três principais revistas de notícias em França, com publicação semanal em Paris, tem destacado em suas páginas, figuras de várias franjas culturais pelo mundo, tendo, no início deste ano, colocado três angolanos na lista das 50 figuras mais referenciadas da cultura no continente Berço.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE