Rádio Muzangala

ANTÓNIO BRITO SOARES LANÇA LIVRO DE CRÓNICAS NO CENTRO CULTURAL E RECREATIVO KILAMBA

 ANTÓNIO BRITO SOARES LANÇA LIVRO DE CRÓNICAS NO CENTRO CULTURAL E RECREATIVO KILAMBA

Livro de crónicas “Tua Digia”

O livro de crónicas “Tua Digia”, da autoria de António de Brito Soares “Joy”, será lançado na sexta-feira, a partir das 17H, no Centro Recreativo e Cultural Kilamba. A obra conta com prefácio da arquitecta Ângela Mingas.

O escritor dedica esta obra ao Frei Benjamim José Maiato, uma das principais referências do catolicismo e da congregação Franciscanos Capuchinho. Frei Benjamim José Maiato é considerado “santo” pelos feitos na comunidade do Bairro Indígena, Congoleses, Terra Nova e demais áreas onde cumpriu a sua missão cristã. O autor tem em comum com Frei Maiato a devoção à Nossa Senhora de Fátima.  Joy é conhecedor do quotidiano dos musseques, tema que serviu de pano de fundo para o texto de apresentação assinado por Ângela Mingas.

Segundo o texto de apresentação à imprensa, “musseque é um lugar especial no imaginário luandense que ultrapassa o significado literal das terras argilosas e avermelhadas da grande planície. A prefaciadora considera os musseques lugares de resistência e de autenticidade.

 “O musseque é um facto urbano que adquiriu uma dimensão tão extensa que hoje é comum atribuir esta denominação aos comummente chamados de bairros de lata, campos de refugiados de terras angolanas ou outras ocupações e paragens africanas ou qualquer ocupação humana que não corresponda aos cânones urbanísticos”, lê-se num dos pontos.

Realça ainda o musseque como um lugar “transcultural e miscigenado que abraçou e continua a ser a porta de entrada para muitos imigrantes africanos”. Com uma abordagem histórica e sociológica, apresenta a questão da estratificação social do período colonial e as manifestações culturais que caracterizam o Luandense e o seu modo de vida, como o carnaval, a música, a gastronomia e com uma semiótica urbanística peculiar.

Na obra, Luanda pode ser sentida em textos como “Meu Caramelo do Bairro Indigena”, “Garina do Prédio”,”Mulher dos Blocos”, Kitaba com Jindungo”, , “Martins Saldanha, o burguês do bairro”, “A menina do bairro Saiotes”, “Os Kiezos não podem parar”, “Mbumbu de Economia pula”, “Pastor Fobado”, “Elite dos Bazezas”, “Rangel Quintal do Semba”, “Benjamim Romano, Património desportivo da Terra Nova” nas perto de uma centena de crónicas que preenchem o “Tua Digia”

Outras obras publicadas

No ano passado lançou o livro “A Força da Palavra”, no Clube de Ténis da Cidadela. A obra tem o prefácio da jornalista Maria Luísa Rogério e foi apresentado por Manuel Loth, antigo futebolista. O acto foi testemunhado por jornalistas como Salas Neto e Manuel Costa “Kajibangala”, bem como antigas estrelas do desporto nacional, concretamente Ivo Traça, Mané, Nelito Kwanza, Julião Dias, Marito, Capitão Kiroga e outros que inspiraram o autor.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE