Rádio Muzangala

ARTES CÉNICA: ACTORES ANGOLANOS E BRASILEIROS TROCAM EXPERIÊNCIAS NO BRASIL

O colectivo de artes Kulonga participa, em Novembro próximo, no Estado de Espírito Santo, no Brasil, em mais uma edição do Intercâmbio Internacional de Teatro de Santa Teresa (INTEST), um circuito de artes cénicas que congrega espectáculos e oficinas, uma iniciativa companhia brasileira Rizzo.

O representante angolano, que se estreia, este ano, no INTEST, vai apresentar, a pedido da organização, o espectáculo “Loucura de Barriga Vazia”, uma das mais premiadas das suas criações.

A peça, interpretada em 50 minutos, retrata a vida de um actor que se sente incompreendido pela mulher e sociedade. Na peça, o homem cônjuge sente-se dividido entre o amor pela mulher e a paixão pelo teatro, enquanto a mulher quer que o marido deve abandonar o sonho de ser actor, porque segundo ela “o teatro não dá dinheiro”.

O espectáculo é uma pequena demonstração das dificuldades vividas pelos artistas em Angola, em especial neste caso os do teatro, mormente pela falta de incentivos e salas de espectáculos com a qualidade que se exige.

No INTEST, além da exibição da peça, o Kulonga participa em debates, oficinas sobre Gestão e Produção Cultural e Linguagem Corporal, Linguagem Gestual e palestras sobre assuntos transversais ao teatro.

O director e encenador do Kulonga disse, ontem, ao Jornal de Angola, que a participação no circuito enquadra-se nas actividades agendadas para celebrar o 24º aniversário, a 11 de Julho. Para saudar a data, refere Afonso Dinis, o grupo estreia, em Agosto, no Circuito Internacional de Teatro (CIT), a peça “Não apaguem”, em homenagem a Agostinho Neto.

Kulonga é um dos grupos nacionais mais premiados no país e no exterior, a destacar Prémio de Teatro Cidade de Luanda e Melhor Encenação (2002), a mesma proeza em 2005, além do melhor texto, Melhor Espectáculo do Festival Internacional do Cazenga “FESTECA”, em 2011, Melhor Espectáculo (FESTECA), em 2012, além de em 2015 ter arrecadado cinco troféus no Festival de Teatro de Ubá (FETUBA), em Minas Gerais, Brasil, com a obra “Luanda que Anda”, e no ano seguinte um prémio e uma Menção Honrosa no FETUBA.

O Intercâmbio Internacional de Teatro de Santa Teresa, mais do que um Festival Internacional de Teatro, tem o foco na troca de experiências entre todos os grupos participantes, através de apresentações, debates e oficinas.

Criado em 2015, é um intercâmbio que a Companhia de artes Rizzo promove entre várias companhias de teatro espalhadas pelo mundo, através de conversas e reuniões online.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE