CASA MUSEU ÓSCAR RIBAS ABRE “FAMÍLIA NO MUSEU”
A Fundação Óscar Ribas abriu, sábado, a segunda edição do projecto “Família no Museu”, que decorre em uma semana na Casa Museu Óscar Ribas, em alusão ao 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus.
Pais e encarregados de educação presenciaram o acto de abertura, em que crianças, adolescentes e jovens tiveram a oportunidade de conhecer a vida e obra do escritor Óscar Bento Ribas.
Por meio de visita guiada, os participantes foram agraciados com música e poesia, além de jogos, com destaque para o xadrez, implementado no local com o intuito de incitar à prática da modalidade.
Sidónio Domingos, director-geral da Casa Museu Óscar Ribas, em declarações ao Jornal de Angola disse que o projecto acontece dentro das celebrações do Dia Internacional dos Museus, cuja temática é “Família no Museu”, lema escolhido este ano pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM): “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”.
O director considerou que trazer essas pessoas para este local, para poderem obter informações importantes acerca do escritor, é muito importante. Actividades do género, disse, garantem a sustentabilidade da infra-estrutura. Por ser sábado, dia em que os pais permanecem em casa, “nunca é demais virem conhecer o acervo, além da exposição, contém jogos, podem interagir com os filhos, o que é salutar”.
Para poder atrair os visitantes, a direcção do museu tem levado a cabo projectos que visam dar visibilidade do acervo ao público. Além deste projecto, existe um outro denominado ” Museu fora do Museu”, uma actividade em que a instituição vai ao encontro do público.
“Estamos numa fase chamada de produção de novos públicos para o museu, pessoas que por várias razões não têm oportunidades de vir às nossas instalações nós vamos ao encontro delas” .
Com palestras sobre Óscar Ribas, exposições temporárias itinerantes, sendo um centro cultural praticamente, criamos dinâmicas para que as pessoas possam conhecer a vida e obra do escritor, por meio de visitas à Casa Museu. Sempre que possível, garantiu. “Nós vamos ao encontro do público, ou trabalhamos para que haja a possibilidade deles virem conhecer o museu, tem sido essa a técnica que temos usado”, frisou.