Rádio Muzangala

CEFOMAC: ANO LECTIVO 2022/2023 ARRANCA A 26 DESTE MÊS

 CEFOMAC: ANO LECTIVO 2022/2023 ARRANCA A 26 DESTE MÊS

Centro de Formação de Música e Artes Cénicas

O Centro de Formação de Música e Artes Cénicas (CEFOMAC) do Bengo vai contar, no ano lectivo 2022/2023, que arranca a 26 deste mês, com 355 alunos que vão receber formação nas áreas de música, teatro e dança, assim como cursos livres de curta duração, avançou, ontem, em Caxito, o director da instituição.

Em declarações ao Jornal de Angola, Raul Sizaínga disse que a instituição que dirige tem as condições criadas para o arranque de mais um ano académico, tendo explicado que o CEFOMAC oferece formação profissionalizante a 141 estudantes nas áreas de dança, teatro e música, e  cursos livres de curta duração, nas áreas de piano, guitarra e saxofone, a 214 alunos.

“As condições estão criadas para os dois segmentos de formação, que são os cursos profissionalizantes com a duração de até três anos para os cidadãos que tenham no mínimo a 6ª classe concluída, enquanto para os cursos livres, basta o candidato desejar, é-lhe dada a formação”, sustentou.

O centro conta apenas com 12 formadores, número insuficiente para atender a demanda de alunos matriculados, um total de 355. “Estamos a necessitar de formadores, porque temos apenas 12 professores para os dois segmentos de formação. Essa situação representa a principal dificuldade que enfrentamos na gestão deste centro de formação”, lamentou Raul Sizaínga.

Referiu que o recrutamento de formadores deve obedecer a realização de um Concurso Público de Ingresso e que antes disso o Ministério das Finanças terá que determinar uma quota para o referido órgão afecto ao Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.

“Infelizmente, nos dias que correm, a situação financeira deixou de ser das melhores”, disse o responsável, que considera preocupante o comportamento menos digno de vários encarregados de educação, que retiram os alunos das aulas para as actividades domésticas.

“Os encarregados de educação deveriam fazer a sua parte, mas, infelizmente, reagem de forma contrária. Muitos tiram os filhos da formação para os ajudarem nos afazeres diários ou para controlar os irmãos mais novos”, lamentou.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE