Rádio Muzangala

CONHECIDAS AS VENCEDORAS DO PRÉMIO MULHERES DE MÉRITO

 CONHECIDAS AS VENCEDORAS DO PRÉMIO MULHERES DE MÉRITO

Prémio Nacional Mulheres de Mérito 2022

As vencedoras do Prémio Nacional Mulheres de Mérito 2022 foram anunciadas terça-feira, em Luanda, em conferência de imprensa orientada pela presidente do corpo de júri, a historiadora Rosa Cruz e Silva.

A médica Arlete Borges venceu na categoria “Mulher e Cidadania”, a funcionária pública Ema Patrícia na “Su-peração”, enquanto para a categoria “Economia Azul” o prémio ficou com Maria Faustina, presidente das mulheres marítimas.

Na vertente “Ambiente e biodiversidade”, venceu Graciete Marta; nas “Artes”, Maria Fernandes; na “Investigação”, Cláudia Fançony Videira; na “Saúde”, a médica ginecologista Francisca Kuya, enquanto que na categoria de “Empreendedorismo” sagrou-se vencedora Nádia Mussungu.

O prémio para categoria “Pescas” foi arrebatado por Rosalina António; “Agricultura familiar” fica com Joaquina Francisco, presidente de uma cooperativa agrícola.

Cada uma das vencedoras será comtemplada com uma menção honrosa, diploma de mérito e uma quantia monetária de um milhão e quinhentos mil kwanzas. A gala para entrega dos prémios será realizada no dia 6 do próximo mês, numa unidade hoteleira de Luanda.

O Prémio Nacional de Mulheres de Mérito visa homenagear e reconhecer, de forma pública, várias mu-heres angolanas que se destacaram num determinado ano, nos diversos domínios do desenvolvimento da sociedade. Com a medida, o Executivo pretende valorizar ainda mais o papel da mulher nos vários domínios.

O prémio, segundo Rosa Cruz e Silva, enquadra-se, também, nas acções inerentes ao Plano de Desenvolvimento Nacional 2022/2027 que visam a promoção de género e o empoderamento da mu-lher, bem como das acções do Executivo voltadas à plena integração da mulher na vida económica, financeira e profissional. As candidatas – mais de 100 – foram seleccionadas entre os meses de Dezembro do ano passado e Janeiro do ano em curso, tendo sido feita análise aos trabalhos de cada uma.

As mulheres vencedoras obedecem aos requisitos constantes no regulamento do Prémio Nacional Mulher de Mérito, destacando-se o preenchimento integral da ficha de candidatura, entre os mais destacados depoimentos de testemunhas dos trabalhos por elas realizado, autobiografia e síntese de projectos/acções desenvolvidas.

O júri do Prémio Nacional Mulher de Mérito é constituído, além da presidente Rosa Cruz e Silva, por Carlinda Monteiro, Telmo Ricardo, André Victor, Amor Monteiro, Eva Rosa Santos, Nadir Tati e Fernanda René.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE