CRIANÇAS CARENTES DA ORQUESTRA CAMUNGA GAHAM PATROCIO DA OMATAPALO
Uma escola de música da Orquestra Camunga, destinada a crianças e jovens em risco de exclusão social e insuficiência alimentar, vai ser implementada, este ano, pela construtora Omatapalo, no Lubango, província da Huíla, no quadro das suas acções de responsabilidade social.
Trata-se de uma réplica da Orquestra Camunga de Luanda, que existe há 10 anos e integra actualmente mais de 400 crianças e jovens, sendo que alguns acabaram por se tornar formadores daqueles que entram no projecto. O grupo empresarial apoia com refeições, instrumentos musicais e material escolar.
A informação vem expressa numa nota citada pela Angop, na cidade do Lubango, na qual a empresa reitera a aposta no apoio às comunidades locais, um desafio que o grupo empresarial teve patente na Feira dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA), que encerrou no domingo.
Segundo o documento, o projecto Camunga tem ajudado centenas de crianças e jovens a saírem da rua e a ser entegrados nas suas comunidades, melhorando o aproveitamento escolar e a interacção social.
“Não está ainda definido o número de integrantes, mas estamos a fazer esse levantamento no terreno, pelo que deverão ser algumas centenas, com idades entre cinco e 18 anos, que de forma regular participarão nos ensaios e nas actividades da orquestra”, lê-se no comunicado da Omatapalo citado pela Angop. Ainda no quadro da sua responsabilidade social, a Omatapalo refere que tem apoiado 400 crianças vulneráveis da comunidade do Tchivinguiro, no município da Humpata, que todos os anos recebem assistência médica, medicamentosa e alimentar.
Além disso, o grupo organiza doações de roupa, sapatos, brinquedos, livros e material escolar para a população daquela comuna do município da Humpata.
A juntar-se aos dois projectos, a empresa teve patente na Feira dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA) uma parceria com o Banco Alimentar, a fim de combater a fome e incentivar a produção agrícola nacional, através da mobilização de recursos para os camponeses da região Sul promoverem uma agricultura sustentável.
Nesta 4ª edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA), que decorreu de 10 a 13 de Agosto, no Complexo de Nossa Senhora do Monte, no Lubango, a Omatapalo esteve presente com sete empresas expositoras, cujo destaque recaiu na diversidade da sua actividade e nos projectos de reforço do seu compromisso com o bem-estar e desenvolvimento sustentável das comunidades, no quadro da sua política de responsabilidade social.