Rádio Muzangala

CULTURA CRIA CONDIÇÕES PARA DISTRIBUIÇÃO DE ALEGORIAS AOS GRUPOS CARNAVALESCOS

 CULTURA CRIA CONDIÇÕES PARA DISTRIBUIÇÃO DE ALEGORIAS AOS GRUPOS CARNAVALESCOS

Gabinete Provincial da Cultura trabalha na crianção de distribuição de alegorias aos carnavalescos

O Gabinete Provincial da Cultura da Lunda-Sul trabalha na criação de condições para a inscrição e distribuição de alegorias aos grupos carnavalescos das categorias infantis e de adultos, que vão participar na edição 2023, da maior manifestação cultural do país, afirmou, ontem, ao Jornal de Angola, o seu director, Salvador Wanuque.

“Quanto mais cedo fizermos os preparativos para a festa popular, mais organizados estaremos”, garantiu Salvador Wanuque, tendo alertado os participantes a explorarem ao máximo a sua criatividade, para estarem à altura das exigências dos júris e da população que vai assistir ao desfile. A Avenida 4 de Fevereiro, zona nobre da cidade de Saurimo, é o palco escolhido para a realização da presente edição do Carnaval.  O director do Gabinete Provincial da Cultura da Lunda-Sul revelou que face à paralisação, nos últimos dois anos, da realização do Carnaval, por conta da vigência da pandemia da Covid-19, o júri seleccionado para esta edição do Entrudo na Lunda-Sul teve tempo suficiente para elaborar um cronograma de actuação.

Os agentes carnavalescos seleccionados pelas quatro administrações municipais, nomeadamente Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo, vão participar de uma formação para melhorar as insuficiências do ponto de vista de avaliação, em termo de coreografias, postura em palco, rainha e rei, mensagem da canção, entre outros aspectos relevantes na competição.

“Vão marcar uma posição estimulada para evitar os favorecimentos que muito se reclamam pelos participantes”, afirmou Salvador Wanuque. De forma inédita, a organização vai, nesta edição, premiar aspectos individuais ligados à melhor rainha, rei, canção e postura em palco para estimular a criatividade e competitiva nas próximas edições do Carnaval na província.

34 agremiações estão inscritos

Um total de trinta e quatro grupos carnavalescos estão inscritos, até hoje, para participarem na edição 2023 do Carnaval na província da Lunda-Sul, na categoria infantil e adulto, a decorrer de 18 a 19 de Fevereiro próximo.

Em declarações à Angop, a propósito dos preparativos desta edição, o director do Gabinete Provincial da Cultura, Juventude e Desportos, Salvador Wanuque, disse que as inscrições foram abertas quarta-feira e decorrem nas administrações municipais e na direcção de tutela.

Explicou que dos 34 grupos carnavalescos que deverão participar, 17 são da classe infantil, sublinhando que estão criadas as condições para o desfile. Salvador Wanuque solicitou a participação de todos os agentes económicos sedeados na região e as administrações municipais e comunais para uma maior participação na “grande festa popular”.

Na edição de 2020, na classe de adultos venceu o grupo carnavalesco Assanhados do Txizainga e na infantil o 4 de Abril. O Gabinete Provincial de Cultura, Turismo, Juventude e Desportos na Lunda-Sul controla 36 grupos carnavalescos de adultos e infantis.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE