DOCLISBOA: PAULA ASTORGA É NOVA DIRECTORA DO FESTIVAL
A produtora, programadora e cineasta mexicana Paula Astorga é a nova directora do DocLisboa, sucedendo no cargo a Miguel Ribeiro, anunciou, domingo, o festival, em comunicado.
Entre os cargos que exerceu no passado inclui-se a direcção da Cinemateca Nacional do México, onde levou a cabo, entre 2010 e 2013, uma extensa remodelação que passou pela criação de um museu, de um laboratório de restauro e de uma biblioteca digital.
Natural de Pachuca, onde nasceu em 1972, Paula Astorga formou-se em direcção e produção no Centro de Capacitación Cinematográfica da Cidade do México, e fundou depois a produtora Piña y Malibú, com a qual realizou anúncios e vídeos musicais.
Do seu currículo constam ainda projectos como a Asociación Civil Circo 2.12 AC, dedicada à promoção e à gestão da cultura audiovisual, o Cinema Global, iniciativa de exibição cinematográfica associado ao Festival de México en el Centro Histórico, o Festival Internacional de Cinema Contemporâneo da Cidade do México, que dirigiu até 2008, e o Festival Distrital Cine y Otros Mundos.
“É com grande emoção que abraço esta oportunidade única de fazer parte da celebração que é o DocLisboa, um espaço onde se trabalham extraordinárias possibilidades de intercâmbio e onde tenho visto convergir, em diferentes contextos, as vozes e os olhares dos lugares que habitamos como pensadores críticos, como cinéfilos, como espectadores e como criadores”, argumenta Paula Astorga, citada no mesmo comunicado.
“O DocLisboa é um espaço de intercâmbio de grande riqueza conceptual, filosófica, estética, social e plural com o qual partilho as mesmas preocupações, aspirações e objectivos que têm acompanhado os meus anos de trabalho e a minha visão (…). Espero que, sob a minha direcção, continue a consolidar-se como uma referência para os seus públicos, para Portugal e para todo o ecossistema do cinema independente no mundo.”