Rádio Muzangala

ESCRITOR UANHENGA XITU HOMENAGEADO EM ICOLO E BENGO

 ESCRITOR UANHENGA XITU HOMENAGEADO EM ICOLO E BENGO

Academia Angolana de Letras, homenagea escritor Uanhenga Xitu

Uma coroa de flores no sarcófago do escritor Agostinho André Mendes de Carvalho “Uanhenga Xitu”, foi depositada, sábado, em Luanda, no município de Icolo e Bengo, na aldeia de Calomboloca, numa homenagem da Academia Angolana de Letras, por ocasião ao 8 de Janeiro, Dia da Cultura Nacional.

O presidente da Academia Angolana de Letras, Paulo de Carvalho, disse que Uanhenga Xitu foi um escritor que sabia conciliar as letras à realidade da sociedade angolana. O escritor e sociólogo teceu essas palavras aquando da deposição de uma corroa de flores no túmulo de Uanhenga Xitu, no cemitério Camussuami, no Calomboloca, município de Icolo e Bengo.

Paulo de Carvalho disse que “Mendes de Carvalho retratava, nos seus livros, factos reais, vividos por pessoas comuns e não só, sabia representar pessoas do meio urbano, mas também dos meios rurais e subúrbios”.O presidente da Academia Angolana de Letras assegurou que a intenção da instituição é de dignificar o nome e a figura de Uanhenga Xitu, assim como passar para os mais jovens o testemunho deste grande nacionalista, que foi um grande homem das letras angolanas.

“O legado de Uanhenga Xitu tem sido passado para os mais jovens, porque de facto tem havido uma iniciativa. Alguns sabem que se trata de uma figura ímpar e que a sua presença na literatura angolana tem de ficar devidamente notificada”, reconheceu Paulo de Carvalho.

André Gaspar Mendes de Carvalho, conhecido nas lides militares e políticas como Miau, filho de Uanhenga Xitu, agradeceu aos membros da Academia Angolana Letras pela homenagem feita ao seu pai, que além de escritor, foi enfermeiro, deputado, embaixador, comissário provincial e ministro. A casa onde viveu Uanhenga Xitu, disse André Gaspar Mendes de Carvalho vai transformar-se na sede da Academia homónima. “Pretendemos executar este plano brevemente, porque vamos executar obras de reabilitação, que além dos custos leva tempo. Temos também um projecto de criar uma associação com o nome de Uanhenga Xitu”, precisou. Agostinho André Mendes de Carvalho, mais conhecido pelo pseudónimo literário Uanhenga Xitu nasceu em Icolo e Bengo, a 29 de Agosto de 1924 e morreu, em Luanda, a 13 de Fevereiro de 2014. Foi enfermeiro, politólogo, político e escritor angolano.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE