Rádio Muzangala

image-_7_
5ac2323ed1e2e5.99164219
Post_Radio_Muzangala_Ao_Site.png
ANUNCIE_-_CONNOSCO (1)
PROMOVA (1)
previous arrow
next arrow

FESTECA COMEÇA A FAZER A TRIAGEM DOS GRUPOS DE LUANDA

 FESTECA COMEÇA A FAZER A TRIAGEM DOS GRUPOS DE LUANDA

Festival Internacional de Teatro do Cazenga

A avaliação e triagem dos primeiros grupos de teatro de Luanda que se candidataram para participar na 18ª edição do Festival Internacional de Teatro do Cazenga, a decorrer de 6 a 16 de Julho desse ano, no Centro de Animação Artística (Anim’Art), começam a uma semana e prolongam-se até ao próximo dia 27, no auditório do Anim’Art.

As candidaturas estão abertas oficialmente desde a primeira semana de Dezembro do ano passado, segundo informou, ontem, em declarações ao Jornal de Angola, a organização.

Os candidatos devem enviar as candidaturas até a próxima sexta-feira, para o endereço electrónico: festeca2010@gmail.com, para avaliação dos espectáculos que devem estar incorporados no lema “Juventude, Arte e Cultura na Promoção do Desenvolvimento e Intercâmbio Cultural”.

De carácter demonstrativo, segundo a presidente da direcção da Globo Dikulu, Glória da Silva, está programado para esta edição 20 espectáculos, sendo quatro de grupos do Cazenga, quatro de outros municípios e distritos de Luanda, quatro das demais províncias do país, quatro companhias estrangeiras e igual número dos convidados especiais.

Glória da Silva apresentou alguns dados sobre os números de candidatos até agora seleccionados. Devido ao número de solicitações, disse esperar que o número de candidatura aumente na última semana, cujo objectivo é promover e desenvolver o teatro entre a juventude, tendo como pressuposto divulgar e mostrar os trabalhos de grupos e companhias de teatro nacionais e estrangeiras, bem como criar oportunidades de capacitação, intercâmbio e troca de experiências.

Até ao momento, assegurou, foram aprovados oito grupos do Cazenga, dez de Luanda, das demais província foram aprovados 12 candidaturas e do estrangeiro foram apurados 15 grupos.

Glória da Silva esclareceu que esses foram os grupos e companhias de teatro que reuniram neste momento as condições de participar no FESTECA.

A presidente ressaltou que até agora foram contabilizados um total de 84 candidaturas, das quais apenas 32 foram aprovadas pela organização do festival de teatro. A intenção, explicou, é somente seleccionar 20 grupos e companhias que devem fazer parte da “Festa do Teatro”.

De acordo com o programa, frisou, os grupos da capital do país começam a ser submetidos ao processo de avaliação a partir de segunda-feira, por via de uma audição onde vão se exibir para a avaliação e respectivas triagens.

Glória da Silva avançou que os critérios de avaliação são aqueles espectáculos que observem os regulamentos do festival. Ressaltou que os candidatos, durante a avaliação vão ter em conta o carácter pedagógico das peças de teatro, formação e informações educativas, qualidade estética e artística dos espectáculos.

De acordo com a responsável, como forma de ter um melhor controlo sobre o programa, as actividades do festival vão se estender à maior parte dos municípios da província de Luanda e visam saudar os 34 anos de existência da Associação Globo Dikulu- Acção para o Desenvolvimento Juvenil.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE