Rádio Muzangala

FESTIVAL DE TEATRO PROMOVE GRUPOS EMERGENTES DE LUANDA

 FESTIVAL DE TEATRO PROMOVE GRUPOS EMERGENTES DE LUANDA

Festival de Teatro denominado “120 Minutos de Romance”

Um total de nove grupos e companhia de teatro da província de Luanda vai participar na quarta edição do Festival de Teatro denominado “120 Minutos de Romance”, que acontece de 24 a 26 de Fevereiro próximo, no edifício da Proffice, no Bairro Cassequel, no Distrito Urbano da Maianga, na capital do país.

Nesta edição, participam grupos dos municípios de Viana, Cazenga e Luanda. Dos já seleccionados destacam-se os grupos “Dois 100”, “Celeiros D’arte”, “União Vital”, “Samba- Y-Njila”, “Nelca Teatro”, “João Paulo II” e “Kimbimgabimga Teatro”, numa promoção do grupo União Cultural Teatral (UCT).

O secretário-geral do UCT e porta-voz do festival, Alberto Lourenço,disse, ontem, em declarações, ao Jornal de Angola, que a “festa do teatro” tem como objectivo exaltar o estilo romance dentro das artes cénicas, em especial no teatro, bem como homenagear actores que por intermédio da arte de representar formaram famílias e continuam a dedicar algum tempo para o crescimento do teatro no país.

O Festival, disse, é o único do formato romance a nível do país e já foram realizadas três edições. A primeira edição foi em Fevereiro de 2018, no Bairro Rocha Pinto, no Colégio AG. A segunda em 2020, no Elinga Teatro, na baixa de Luanda, enquanto a terceira edição aconteceu em 2022, no Bairro Golfe 2, no Centro Cultural Jabumba.

Há dois meses, ressaltou, o grupo UCT participou na quinta edição do Intercâmbio Internacional de Teatro, em Santa Teresa, no Brasil. Durante a estadia no Brasil o grupo angolano desenvolveu várias actividades culturais e artísticas, no âmbito do projecto “Intestes”.Segundo Alberto Lourenço, esse evento surgiu a partir de uma proposta pioneira, privilegiando a interacção e experiências culturais entre os grupos envolvidos, tendo destacado que da parceria foi possível fortalecer os laços entre os países por via das artes cénicas.

O grupo UCT, referiu, durante a estadia no Brasil participou nas oficinas sobre Iluminação Cénica e Gestão de Projectos Culturais. Os angolanos durante as oficinas realizaram exercícios sobre a técnica dos “200 Jogos” da autoria de Augusto Boal muito utilizada pelo Teatro do Oprimido.Alberto Lourenço enalteceu a iniciativa do projecto “Intestes” que permitiu aos brasileiros terem contacto directo com a realidade sociocultural do país. Durante a estadia, disse, a ideia foi juntamente com os contemporâneos brasileiros promover e trocar experiências com as comunidades locais sobre a história transatlântica dos afro-descendentes, principalmente dos angolanos levados das suas terras de origem para outros continentes.

A UCT existe há seis anos e tem vindo a contribuir para o desenvolvimento do teatro a nível nacional, com apresentação e produções de peças teatrais, seminários, cursos artísticos, “Café do Actor” e outras actividades artísticas.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE