Rádio Muzangala

image-_7_
5ac2323ed1e2e5.99164219
Post_Radio_Muzangala_Ao_Site.png
ANUNCIE_-_CONNOSCO (1)
PROMOVA (1)
previous arrow
next arrow

FICÇÃO “AS OITO MONTANHAS” ABRE SEMANA DA LÍNGUA ITALIANA NO MUNDO

 FICÇÃO “AS OITO MONTANHAS” ABRE SEMANA DA LÍNGUA ITALIANA NO MUNDO

As Oito Montanhas

A longa-metragem “As Oito Montanhas”, de Felix van Groeningen e Charlotte Vandermeersch, abre hoje, às 18 horas, a 23ª edição da Semana da Língua Italiana no Mundo, a decorrer no auditório Pepetela, do Centro Camões.

Película premiada em Cannes no ano passado, e este ano no Prémio David di Donatello, “As Oito Montanhas” é uma co-produção entre Itália, Bélgica e França, lançada em 2022.

Embora o filme seja ambientado na Itália o roteiro e realização é dos belgas Felix van Groeningen e Charlotte Vandermeersch, e foi uma das primeiras estreias do Festival de Cannes, de 2022.

A narrativa começa no meio da década de 1980 com a chegada de Pietro (Luca Marinelli), um menino de 11 anos de idade, e os pais, a uma pequena vila nos Alpes Italianos. Em consequência da vida atribulada da cidade de Turin, a família tornou o lugar como principal destino de férias e vivência.

O filme italiano, no género drama e com mais de duas horas, a trama acompanha Pietro (Lupo Barbiero), um menino da cidade, e Bruno (Cristiano Sassella), o último filho de uma aldeia de montanhas esquecidas, e que ao longo dos anos Bruno permanece fiel à sua montanha, enquanto Pietro, de espírito livre, é cheio de idas e vindas.

Os encontros os introduzem ao amor e à perda, lembrando-os, ocasionalmente, das origens e deixando os destinos se desdobrarem, enquanto Pietro e Bruno descobrem o que significa ser verdadeiros amigos.

Amanhã, às 15 horas, vai ser exibido o documentário “A Viagem de Papa Francisco” (2022), do multipremiado realizador Gianfranco Rosi. O filme tem 80 minutos de tempo, e aborda dimensões existencialistas que cria e multiplica um diálogo entre as viagens do Papa e a situação actual do mundo.

O filme foi estreado no Festival de Veneza, cuja narrativa traça um curioso paralelismo entre o percurso cinematográfico do realizador e as viagens de Papa Francisco. Das viagens do Sumo Pontífice, destacam-se a efectuada aos refugiados que desembarcam em Lampedusa, e ao périplo pelo Médio Oriente.

As entradas são livres, e da programação consta o filme “Settembre”, de Giulia Louise Steig, que vai ser exibido, também, amanhã, às 18 horas.

A Semana da Língua Italiana no Mundo reserva para quarta-feira, em duas sessões (15H00 e 18H00), o filme “Grazie Ragazzi”, de Riccardo Milani.

A mostra encerra quinta-feira, sendo o acesso restrito a convite, e inclui, também, duas sessões (15H00 e 18H00), com o filme “A Estranha Comédia da Vida”, de Roberto Andò.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE