Rádio Muzangala

FICÇÃO “AS OITO MONTANHAS” ABRE SEMANA DA LÍNGUA ITALIANA NO MUNDO

 FICÇÃO “AS OITO MONTANHAS” ABRE SEMANA DA LÍNGUA ITALIANA NO MUNDO

As Oito Montanhas

A longa-metragem “As Oito Montanhas”, de Felix van Groeningen e Charlotte Vandermeersch, abre hoje, às 18 horas, a 23ª edição da Semana da Língua Italiana no Mundo, a decorrer no auditório Pepetela, do Centro Camões.

Película premiada em Cannes no ano passado, e este ano no Prémio David di Donatello, “As Oito Montanhas” é uma co-produção entre Itália, Bélgica e França, lançada em 2022.

Embora o filme seja ambientado na Itália o roteiro e realização é dos belgas Felix van Groeningen e Charlotte Vandermeersch, e foi uma das primeiras estreias do Festival de Cannes, de 2022.

A narrativa começa no meio da década de 1980 com a chegada de Pietro (Luca Marinelli), um menino de 11 anos de idade, e os pais, a uma pequena vila nos Alpes Italianos. Em consequência da vida atribulada da cidade de Turin, a família tornou o lugar como principal destino de férias e vivência.

O filme italiano, no género drama e com mais de duas horas, a trama acompanha Pietro (Lupo Barbiero), um menino da cidade, e Bruno (Cristiano Sassella), o último filho de uma aldeia de montanhas esquecidas, e que ao longo dos anos Bruno permanece fiel à sua montanha, enquanto Pietro, de espírito livre, é cheio de idas e vindas.

Os encontros os introduzem ao amor e à perda, lembrando-os, ocasionalmente, das origens e deixando os destinos se desdobrarem, enquanto Pietro e Bruno descobrem o que significa ser verdadeiros amigos.

Amanhã, às 15 horas, vai ser exibido o documentário “A Viagem de Papa Francisco” (2022), do multipremiado realizador Gianfranco Rosi. O filme tem 80 minutos de tempo, e aborda dimensões existencialistas que cria e multiplica um diálogo entre as viagens do Papa e a situação actual do mundo.

O filme foi estreado no Festival de Veneza, cuja narrativa traça um curioso paralelismo entre o percurso cinematográfico do realizador e as viagens de Papa Francisco. Das viagens do Sumo Pontífice, destacam-se a efectuada aos refugiados que desembarcam em Lampedusa, e ao périplo pelo Médio Oriente.

As entradas são livres, e da programação consta o filme “Settembre”, de Giulia Louise Steig, que vai ser exibido, também, amanhã, às 18 horas.

A Semana da Língua Italiana no Mundo reserva para quarta-feira, em duas sessões (15H00 e 18H00), o filme “Grazie Ragazzi”, de Riccardo Milani.

A mostra encerra quinta-feira, sendo o acesso restrito a convite, e inclui, também, duas sessões (15H00 e 18H00), com o filme “A Estranha Comédia da Vida”, de Roberto Andò.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE