Rádio Muzangala

FUNDAÇÃO BRILHANTE PATROCINIA 1ª EDIÇÃO DO FESTIVAL TRADIÇÕES

 FUNDAÇÃO BRILHANTE PATROCINIA 1ª EDIÇÃO DO FESTIVAL TRADIÇÕES

Primeira edição do Festival das Tradições

A Fundação Brilhante, através do seu Gabinete Técnico de Culturas e Artes, disponibilizou, a título de patrocínio, dez milhões de kwanzas ao Governo Provincial da Lunda-Norte para a realização da primeira edição do Festival das Tradições, a realizasse de 13 a 15 de Outubro deste ano, no Dundo e no município do Cuilo.

A informação foi prestada, no fim-de-semana, pelo director do Gabinete Provincial da Cultura Turismo e Juventude e Desportos da Lunda-Norte, José Fernando Pinto, que esclareceu que a intervenção da Fundação Brilhante, com vista à concretização do evento, resulta do memorando existente entre as partes, no domínio da Cultura e das Artes.

O responsável esclareceu que no ano passado foi dado o pontapé de saída com a realização da fase experimental no Dundo, sendo que com a primeira edição acontece no presente ano. O Festival, disse, passa a ter uma periodicidade anual, no âmbito da estratégia de resgate dos valores culturais positivos do povo Lunda Cokwe, que carecem de preservação e divulgação.

José Fernando Pinto salientou que se pretende, também, com o Festival das Tradições salvaguardar o património cultural Cokwe que também faz parte do espólio nacional. Nesta primeira edição prevê-se juntar em palco cerca de 3.500 foliões, dos dez municípios da Lunda-Norte.

O director do Gabinete Provincial da Cultura Turismo e Juventude e Desportos da Lunda-Norte afirmou que o festival está aberto para inscrição de pessoas, grupos e instituições interessadas em participar e apresentar o essencial da cultura, visando o reforço das acções de valorização e divulgação.

“Os preparativos do festival que conta com o patrocínio da Fundação Brilhante decorrem sem sobressaltos. Faz parte da estratégia de resgate dos valores culturais positivos que são necessários preservar e divulgar. É um festival aberto para qualquer pessoa se inscrever para apresentar o essencial da cultura”, disse.

De acordo com José Fernando Pinto, à semelhança das décadas passadas, o certame passa a ser maior montra cultural da província da Lunda-Norte, acrescentando que é o ressurgimento da antiga Festa Grande da Cultura que se realizava no tempo da então Companhia de Diamantes de Angola (DIAMANG) e que tinha como propósito a dinamização de usos e costumes do povo Lunda Cokwe.

Dentre os vários atrativos do Festival das Tradições, adiantou, consta a exibição do ritual do “mungongue” (grande escola) de engrandecimento dos valores culturais do povo, transportado para a modernidade.

Consta, também, do programa do festival, o rito de oferendas “Nzambi Kalunga” do povo Cokwe que consiste em súplicas para que haja saúde, abundância em termos de produção agrícola, pecuária e outras. O referido protocolo, segundo o director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, está reservado para acontecer na Lagoa Nakarumbo, uma das sete maravilhas de Angola, localizada no município do Cuilo.

Mukanda (circuncisão), Cikumbi (preparação da rapariga para a vida adulta e marital) são entre outros elementos do sistema educativo do povo Lunda Cokwe que vão patentear o evento, que inclui a música e dança tradicionais, gastronomia, teatro e artesanato, que estarão concentrados no mesmo espaço físico da cidade do Dundo, capital da Lunda-Norte, avançou José Fernando Pinto.

O Festival das Tradições é um espaço privilegiado destinado à promoção das singularidades que engloba, também, todas as vertentes das expressões artísticas culturais da Lunda-Norte e da Região Leste, tendo em vista a aproximação dos povos.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE